Substantivos: exercícios

Substantivos
Atividadades
1. Leia com atenção o texto que se segue, sublinhe todos os substantivos.
Lúcia e Rogério foram ao Shopping Avenida Center  em Dourados para fazer algumas compras. Logo depois que saíram do caixa, foram até o McDonald’s e compraram uma Coca-Cola bem geladinha, porque estava muito calor. No caminho para casa, Rogério estava distraído com seu Fandangos e acabou sujando seu Nike em uma poça de lama que tinha na calçada. Lúcia aproveitou que iam passar na frente de uma banca e comprou uma Mônica para ler mais tarde. Quando chegaram em casa, Rogério estava todo suado e resolveu tomar um banho e se refrescar. Enquanto isso, Lúcia ficou assistindo um pouco de TV, pois já estava passando Procurando Nemo e ela não podia perder.

2. Retire os subtantivos que:
a) indica lugar.
b) nomeiam seres humanos.
c) nomeiam objetos
3. Retire os substantivos concretos e comuns.

4. Escreva os substantivos primitivos correspondentes:

a) goiabada:
b) relojoeiro:
c) mangueira:
d) cajueiro:
e) padaria:
f) mesário:
g) borracharia:
5. Justifique por que as palavras abaixo foram escritas com letra maiúscula.
Avenida Center:
McDonald:
Coca-Cola:
Nike:

6) Complete:
a) O substantivo relaxamento é derivado de _________________ , portanto esse substantivo é chamado de _____________________.

b) “Churrasco” é um substantivo_____________________ e dele podemos derivar os substantivos ____________________ , ____________________ , _______________________.

c) chavear, chaveado e chaveiro são substantivos__________________do substantivo_____________ que é chamado de substantivo _______________.

d) Paixão é um substantivo_____________________.

e) livraria é um substantivo _____________________do substantivo _____________. Esse substantivo é chamado de substantivo______________.



7- Transforme os substantivos em adjetivos . Lembre-se: Os paroxítonos terminados em L devem ser acentuados.
amabilidade => amável
  subst.              adj.
facilidade:_______
fragilidade:_______
dificuldade:_______
utilidade:_________
habilidade:______-
agilidade:________


8- Crie frases utilizando um substantivo  e um adjetivo do quadro acima.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.