Spinner, febre nas escolas, desperta atenção de educadores e especialistas


Uma nova mania entre as crianças está despertando a atenção de educadores e pais de alunos no mundo inteiro: o hand spinner.


A tradução do nome é a própria função do brinquedo. Mas o que ele faz? Roda, e mais nada. Mesmo assim, virou sucesso.
“Todo mundo tem. O que ele tem de legal? Ah, desestressa, faz concentrar a gente também”, diz o aluno.

O brinquedo é uma hélice de três pontas circulares feita de plástico e metal. O mais normal é que se brinque com a ponta dos dedos, mas há quem bote na cabeça, no nariz e até na língua.

O spinner foi criado no início da década de 90 para ajudar no tratamento de crianças com déficit de atenção. Mas, de repente, virou moda, virou febre. A criança adora, mas os professores em sala de aula, nem tanto.

“Durante as aulas não pode, eles só brincam durante os intervalos, e durante as aulas as professoras dominam a sala de aula voltada para o conteúdo escolar”, afirma a professora Simone Câmara.

A Sociedade Brasileira de Pedagogia vê a brincadeira com bons olhos, desde que haja moderação.
"Chegou em um momento bem vindo que as crianças estão muito na tela, estão muito no virtual e estão precisando vir para a realidade. [...] A família deve intercalar uma atividade com a outra, e não dá para ser usado o tempo todo, sem controle", diz Liubiana Arantes de Araújo, médica da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Essa pequena bugiganga já rodou o mundo. É sucesso nos Estados Unidos, na Europa, um legítimo produto “made in china.”

Em abril, uma fábrica que fica na cidade de Yimu, na China, chegou a produzir até 80 mil unidades por dia. Agora a demanda já diminuiu.

No Brasil, tem gente que vende na porta da escola. “Quantos vendeu hoje? Nem sei, mais de oitenta. É uma febre geral em todos os colégios", diz o vendedor.
_____________________

Veja a notícia completa no site do G1.

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.