Exercícios sobre a Classificação dos verbos quanto à predicação

  • Questão 1
    (TJ-SP)
    “Não quero aparelhos
    para navegar.
    Ando naufragado,
    Ando sem destino.
    Pelo voo dos pássaros
    Quero me guiar...”
    (Jorge de Lima)
    Os verbos destacados no poema classificam-se, quanto à predicação, como:
    a) transitivo indireto – verbo de ligação
    b) transitivo indireto – intransitivo
    c) transitivo direto – intransitivo
    d) transitivo direto – verbo de ligação
    e) transitivo direto e indireto – transitivo direto


  • Questão 2
    Baseando-se no código expresso abaixo, classifique sintaticamente os verbos em destaque:
    1 – verbo intransitivo
    2 – verbo transitivo direto
    3 – verbo transitivo indireto
    4 – verbo transitivo direto e indireto
    5 – verbo de ligação
    a) Estamos felizes.
    b) As crianças gritavam desesperadamente.
    c) Entregamos as encomendas aos clientes.
    d) Restam alguns instantes.
    e) Ofenderam o juiz com palavrões.
    f) Permaneçam todos quietos.
    g) Faltava-lhe um pouco mais de esperança.
    h) Depende de você a minha felicidade.
    i) Vivia tranquilamente naquele lugar.


  • Questão 3
    (FMPA-MG) Identifique a alternativa em que o verbo destacado não é de ligação:
    a) A criança estava com fome.
    b) Pedro parece adoentado.
    c) Ele tem andado confuso.
    d) Ficou em casa o dia todo.
    e) A jovem continua sonhadora.


  • Questão 4
    Sabe-se que a classificação de um verbo depende das relações sintáticas e de sentido estabelecidas entre ele e os outros termos da oração – fato que implica diretamente na sua classificação. Os verbos, portanto, podem se classificar como nocionais (quando indicam uma ação) e não nocionais (indicando estado). Partindo dessa premissa, indique se os verbos em destaque classificam-se como nocionais ou não nocionais:
    a) Você anda tristonha ultimamente.
    b) No intuito de cuidar da saúde, Pedro anda um quilômetro todos os dias.
    c) Sempre quando isso ocorre, papai vira uma fera.
    d) O forte vendaval virou vários objetos de valor.
    e) Assim que soube da notícia, a garota caiu doente.
    f) O chão está molhado, cuidado para não cair.


  • Questão 5
    Tendo em vista o *, substitua-o por um termo, de modo a fazer com que o verbo em destaque assuma a respectiva classificação indicada entre parênteses:
    a) Joana reclamou * 
    (verbo intransitivo) 
    b) Reclame sempre *
    (verbo transitivo direto)
    c) Não reclame *
    (Verbo transitivo indireto)





Respostas


  • Resposta Questão 1
    Alternativa “d”.


  • Resposta Questão 2
    a) verbo de ligação
    b) verbo intransitivo
    c) verbo transitivo direto e indireto
    d) verbo transitivo direto
    e) verbo transitivo direto
    f) verbo de ligação
    g) verbo transitivo direto e indireto
    h) verbo transitivo indireto
    i) verbo intransitivo


  • Resposta Questão 3
    Alternativa “d”


  • Resposta Questão 4
    a) verbo não nocional
    b) verbo nocional
    c) verbo não nocional
    d) verbo nocional
    e) verbo não nocional
    f) verbo nocional.


  • Resposta Questão 5
    Possíveis respostas:
    a) Joana reclamou muito.
    b) Reclame sempre seus direitos.
    c) Não reclame do barulho.


Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.