Linguagem figurada - 6º ano - com gabarito

1)      Imagine...
·         Carolina diz para a amiga: “Gustavo é uma gato”.
·         Gustavo comenta: “Carolina é uma gatinha”.
a)     O que cada um deles está querendo dizer?
b)     Gato gata, então, ganharam um novo sentido? Por quê?

2)     A) O vento cochichava segredos no seu ouvido.
B) o menino cochichava segredos no ouvido da menina.
Uma dessas duas frases apresenta uma associação inesperada, pouco comum. Identifique-a e explique o que ela tem de novo.

3)     A) Seu olhar queima.
B) o sol queima.
a)     O que há de comum entre o olhar e o sol?
b)     Em uma das frases, o verbo foi usado em sentido figurado, não é “queimar” de verdade. Identifique-a, justificando sua resposta.

4)     Joana tem olhos brilhantes. As estrelas brilham no céu.
·         Compare, numa frase, os olhos de Joana com as estrelas:
a)     Usando a palavra “como”;
b)     Eliminando a palavra “como

CANÇÃO

Pus o meu sonho num navio
e o navio em cima do mar;
- depois, abri o mar com as mãos,
para o meu sonho naufragar

Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas,
e a cor que escorre de meus dedos 
colore as areias desertas.

O vento vem vindo de longe,
a noite se curva de frio;
debaixo da água vai morrendo
meu sonho, dentro de um navio...

Chorarei quanto for preciso,
para fazer com que o mar cresça,
e o meu navio chegue ao fundo 
e o meu sonho desapareça.

Depois, tudo estará perfeito;
praia lisa, águas ordenadas,
meus olhos secos como pedras
e as minhas duas mãos quebradas.

Cecília Meireles. Viagem. In: Obra poética. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1967.

5)     Pus o meu sonho num navio /e o navio em cima do mar; / - depois, abri o mar com as mãos, / para o meu sonho naufragar”.
a)     A palavra sonho não está usada no sentido comum, de imagens que acontecem enquanto dormimos. Quando estamos acordados, com o que sonhamos?
b)     Sonho, nesse sentido, então, tem um significado próximo ao de uma dessas palavras:falsidade, ilusão, realidade.escolha a melhor.
c)     O que aconteceu com o sonho do poeta?

6)     a) A quarta estrofe sugere que o poeta não quer o quê?
b) apóie-se no texto e justifique sua resposta.


GABARITO:
1)      a- Cada um está querendo dizer que o outro é bonito.
b- Sim, deixaram de significar o animal, para expressar um elogio

2)     A frase A apresenta um associação inesperada, porque cochichar é ação de pessoa, vento não cochicha.

3)     a- Ambos queimam.
b- Em A, o verbo foi usado em sentido figurado, porque o olhar não queima de verdade, como o sol.

4)     a- Os olhos de Joana brilham como estrelas. Ou: Os olhos de Joana são brilhantes como as estrelas.
b- Os olhos de Joana são estrelas

5)     a- Sonhamos com o que não temos, com as coisas que queríamos poder fazer...
b- Tem um significado próximo de ilusão.
c- O poeta afundou o próprio sonho.

6)     a- A quarta estrofe sugere que o poeta não quer que o sonho volte, pois tudo está perdido mesmo.
b- Ela quer que o navio chegue ao fundo e que o sonho desapareça. 
________
loading...

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.