Literatura - 6º ano: Conhecendo Ruth Rocha

Sequência Didática de Literatura - 6º ano: Conhecendo Ruth Rocha

Objetivos
·         Estimular o gosto pela leitura;
·         Desenvolver a competência leitora;
·         Desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico;
·         Conhecer a estrutura e o modo de organização do texto biográfico;
·         Conhecer / exercitar alguns elementos básicos da narrativa;
·         Conhecer/exercitar elementos básicos do texto poético;
·         Discutir relações de diferença / discriminação.

Conteúdos
·         Elementos da narrativa: narrador, enredo, personagens, tempo, espaço e tipos de discurso;
·         Elementos do texto poético: rima, verso e estrofe;
·         Conceito de biografia ;
·         Conceitos de real e imaginário;
·         Conceitos de Diferença, Tolerância, Preconceito e Discriminação.

Tempo estimado
·         Cinco a sete aulas

Ano
·         6º ano

Material necessário
·         Cópias da biografia de Ruth rocha para cada aluno;
·         Cópias do texto  A primavera da lagarta;
·         Cópias do texto Bom dia todas as cores;
·         Cópias de poemas extraídos do livro Toda criança do mundo mora em meu coração;
·         Texto O que os olhos não vêem;
·         CD Mil pássaros, com narração de Ruth Rocha e canções do grupo Palavra Cantada.

Desenvolvimento
1ª aula
·         Sondagem sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre Ruth Rocha e leitura da biografia da autora;
·         Atividades sobre o texto biográfico;
·         Construção do conceito de biografia.

2ª aula
·         Distribuir cópias do texto A primavera da lagarta e pedir que os alunos façam a leitura;
·         Colocar o CD Mil pássaros para que os alunos ouçam a narração da história feita por Ruth Rocha;
·         Relacionar a história a situações reais em que pessoas sofrem constrangimento enquanto alvo de zombarias e calúnias.
·         Distribuir atividades de interpretação do texto.

3ª aula
·         Texto Bom dia todas as cores;
·         Ouvir com os alunos a narração do texto feita por Ruth Rocha no CD Mil pássaros;
·         Discutir com os alunos a questão das diferenças, o respeito pelo outro, a questão sobre as diversidades das etnias que temos no Brasil;
·         Identificar elementos da narrativa (espaço, tempo, personagens, narrador, enredo);
·         Interpretação do texto;

4ª aula
·         Leitura e interpretação do texto O que os olhos não vêem;
·         Identificação dos recursos poéticos utilizados no texto (verso, estrofe, rima);

Avaliação
·         A avaliação acontecerá a cada aula observando o desempenho dos alunos durante as atividades propostas.
·         Realização de atividade avaliativa envolvendo os conteúdos estudados.
·         Apresentação de trabalhos (recital, cartazes) para turmas do 6º e do7ª ano .

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.