DINÂMICA muito criativa PARA O DIA DO ESTUDANTE
Dinâmica para o Dia do Estudante – Direitos e Deveres
O principal objetivo dessa dinâmica para estudantes é discutir sobre o papel do(a) estudante na luta por direitos e motivar a organização da Semana do(a) Estudante na escola.
Roteiro para trabalho em sala de aula
Ambiente: Frases cortadas em forma de quebra-cabeça e embaralhadas, com pedaços para todos os participantes. Elas devem falar sobre Protagonismo Estudantil, a organização dos(as) estudantes, seus espaços de atuação e as lutas estudantis.
Exemplos de frases:
- “Somos jovens e queremos viver de forma plena e bela a nossa cidadania”,
- “Somos estudantes e nos organizamos para fazer a diferença em nosso país”,
- “Na escola há muitos espaços que podem ser ocupados para a luta e mobilização pelos direitos dos estudantes”,
- “Devemos exercer nossa cidadania e lutar pela garantia dos direitos a todos e todas”.
Passos:
- Dinâmicas para o dia do estudante – Ouvir a música “Vamos fazer um filme” (Renato Russo)
- Enquanto a música toca, cada participante deve pegar um pedaço do quebra-cabeça.
- Motivar para que os(as) participantes montem as frases. Cada grupo será formado ao unir os pedaços do quebra-cabeça.
- Cada grupo debaterá sobre o conteúdo da frase que montou e o que pode ser feito para que essas frases possam se tornar realidade na sua escola.
- A apresentação dos grupos pode ser feita através de texto, encenação etc. que represente como seria a escola se a frase em questão fosse realidade. As ações sugeridas nos grupos podem ser listadas em um cartaz.
Motivar para que a turma discuta, a partir das sugestões dos grupos, quais as ações podem ser realizadas na escola durante a Semana do(a) Estudante.
Ouvir novamente a música.
Concluir motivando os(as) estudantes a se organizarem para desenvolverem essas ações.
MÚSICA VAMOS FAZER UM FILME
LETRA DA MÚSICA VAMOS FAZER UM FILME
Achei um 3×4 teu e não quis acreditar
Que tinha sido há tanto tempo atrás
Um exemplo de bondade e respeito
Do que o verdadeiro amor é capaz.
Que tinha sido há tanto tempo atrás
Um exemplo de bondade e respeito
Do que o verdadeiro amor é capaz.
A minha escola não tem personagem
A minha escola tem gente de verdade
Alguém falou do fim do mundo,
O fim do mundo já passou
Vamos começar de novo:
Um por todos, todos por um.
A minha escola tem gente de verdade
Alguém falou do fim do mundo,
O fim do mundo já passou
Vamos começar de novo:
Um por todos, todos por um.
O sistema é mau, mas minha turma é legal
Viver é foda, morrer é difícil
Te ver é uma necessidade
Vamos fazer um filme.
Viver é foda, morrer é difícil
Te ver é uma necessidade
Vamos fazer um filme.
E hoje em dia, como é que se diz: “Eu te amo.”?
Sem essa de que: “Estou sozinho.”
Somos muito mais que isso
Somos pingüim, somos golfinho
Homem, sereia e beija-flor
Somos muito mais que isso
Somos pingüim, somos golfinho
Homem, sereia e beija-flor
Leão, leoa e leão-marinho
Eu preciso e quero ter carinho, liberdade e respeito
Chega de opressão.
Quero viver a minha vida em paz.
Eu preciso e quero ter carinho, liberdade e respeito
Chega de opressão.
Quero viver a minha vida em paz.
Quero um milhão de amigos
Quero irmãos e irmãs
Deve de ser cisma minha
Mas a única maneira ainda
De imaginar a minha vida
É vê-la como um musical dos anos trinta
Quero irmãos e irmãs
Deve de ser cisma minha
Mas a única maneira ainda
De imaginar a minha vida
É vê-la como um musical dos anos trinta
E no meio de uma depressão
Te ver e ter beleza e fantasia.
Te ver e ter beleza e fantasia.
E hoje em dia, como é que se diz: “Eu te amo.”?
E hoje em dia, como é que se diz: “Eu te amo.”?
E hoje em dia, como é que se diz: “Eu te amo.”?
E hoje em dia, vamos fazer um filme ?
E hoje em dia, como é que se diz: “Eu te amo.”?
E hoje em dia, como é que se diz: “Eu te amo.”?
E hoje em dia, vamos fazer um filme ?
Eu te amo
Eu te amo
Eu te amo
Eu te amo
Eu te amo
0 comentários: