DINÂMICA PARA O DIA DO ESTUDANTE

DINÂMICA muito criativa PARA O DIA DO ESTUDANTE


Dinâmica para o Dia do Estudante – Direitos e Deveres
O principal objetivo dessa dinâmica para estudantes é discutir sobre o papel do(a) estudante na luta por direitos e motivar a organização da Semana do(a) Estudante na escola.

Roteiro para trabalho em sala de aula
Ambiente: Frases cortadas em forma de quebra-cabeça e embaralhadas, com pedaços para todos os participantes. Elas devem falar sobre Protagonismo Estudantil, a organização dos(as) estudantes, seus espaços de atuação e as lutas estudantis.
Exemplos de frases:
  • “Somos jovens e queremos viver de forma plena e bela a nossa cidadania”,
  • “Somos estudantes e nos organizamos para fazer a diferença em nosso país”,
  • “Na escola há muitos espaços que podem ser ocupados para a luta e mobilização pelos direitos dos estudantes”,
  • “Devemos exercer nossa cidadania e lutar pela garantia dos direitos a todos e todas”.
Passos:
  • Dinâmicas para o dia do estudante – Ouvir a música “Vamos fazer um filme” (Renato Russo)
  • Enquanto a música toca, cada participante deve pegar um pedaço do quebra-cabeça.
  • Motivar para que os(as) participantes montem as frases. Cada grupo será formado ao unir os pedaços do quebra-cabeça.
  • Cada grupo debaterá sobre o conteúdo da frase que montou e o que pode ser feito para que essas frases possam se tornar realidade na sua escola.
  • A apresentação dos grupos pode ser feita através de texto, encenação etc. que represente como seria a escola se a frase em questão fosse realidade. As ações sugeridas nos grupos podem ser listadas em um cartaz.
Motivar para que a turma discuta, a partir das sugestões dos grupos, quais as ações podem ser realizadas na escola durante a Semana do(a) Estudante.
Ouvir novamente a música.
Concluir motivando os(as) estudantes a se organizarem para desenvolverem essas ações.

MÚSICA VAMOS FAZER UM FILME




LETRA DA MÚSICA VAMOS FAZER UM FILME

Achei um 3×4 teu e não quis acreditar
Que tinha sido há tanto tempo atrás
Um exemplo de bondade e respeito
Do que o verdadeiro amor é capaz.
A minha escola não tem personagem
A minha escola tem gente de verdade
Alguém falou do fim do mundo,
O fim do mundo já passou
Vamos começar de novo:
Um por todos, todos por um.
O sistema é mau, mas minha turma é legal
Viver é foda, morrer é difícil
Te ver é uma necessidade
Vamos fazer um filme.
E hoje em dia, como é que se diz: “Eu te amo.”?
Sem essa de que: “Estou sozinho.”
Somos muito mais que isso
Somos pingüim, somos golfinho
Homem, sereia e beija-flor
Leão, leoa e leão-marinho
Eu preciso e quero ter carinho, liberdade e respeito
Chega de opressão.
Quero viver a minha vida em paz.
Quero um milhão de amigos
Quero irmãos e irmãs
Deve de ser cisma minha
Mas a única maneira ainda
De imaginar a minha vida
É vê-la como um musical dos anos trinta
E no meio de uma depressão
Te ver e ter beleza e fantasia.
E hoje em dia, como é que se diz: “Eu te amo.”?
E hoje em dia, como é que se diz: “Eu te amo.”?
E hoje em dia, como é que se diz: “Eu te amo.”?
E hoje em dia, vamos fazer um filme ?
Eu te amo
Eu te amo
Eu te amo


Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.