Interpretação de Texto: O Quintal da Bicharada - Para 4º Ano para Imprimir e também para DOWNLOAD.
Olá amigos tudo bem ?
Hoje trago para vocês uma Interpretação de Texto com Atividades * Usada para Avaliações para alunos do 4º ano.
Logo abaixo estarei disponibilizando Imagens das atividades e também o Download das atividades em WORD.
Para Fazer o Download em WORD : O QUINTAL DA BICHARADA.DOCX
Confira Também :
O Quintal
da Bicharada
Era uma vez uma casa. A casa tinha um
quintal. O quintal tinha um chiqueiro. O chiqueiro tinha três porquinhos. Os
porquinhos eram irmãos. O mais velho se chamava Sabugo e era preto. O do meio
se chamava Salsicha e era ruivo. E o mais moço se chamava Linguiçinha e era
malhado.
O quintal era muito pobre. Tinha um cachorro
magro, um galo gordo, uma galinha arrepiada e um burro orelhudo.
O cachorro vivia triste porque não encontrava
nenhum gato para brigar com ele. A galinha andava muito contente porque era magra
e a cozinheira não se lembrava de levá-la para a panela. O galo era um sujeito
vaidoso, cantava como um tenor e sabia sempre as horas direitinho – isto só
porque tinha engolido um relógio despertador. O burro pensava que era muito
importante: contava história para os outros bichos, assim como eu estou
contando agora para vocês.
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
a) Como se chamava os três
irmãos?
b) Destaque os adjetivos dos
porquinhos
· O mais velho era:
________________
· O do meio era:
___________________
· O mais moço era:
_________________
Como era o quintal?
c) Marque verdadeiro (V) ou falso
(F):
( ) O
cachorro vivia triste porque não tinha nenhum gato para brincar.
( ) A galinha
andava contente porque sempre ia passear na cozinha.
(
) E o mais velho se chamava Linguicinha e era malhado.
(
) E o mais velho se chamava Linguicinha e era malhado.
(
) O quintal era muito rico.Tinha um cachorro, um galo magro, uma galinha preta.
(
) O galo era vaidoso cantava como um tenor.
e)Descubra no texto:
O titulo do
texto:_____________________________________
O
autor:______________________________________________
Numero de
parágrafos:_________________________________
Tipo de
texto________________________________________
1) Há no texto frase negativa:
(A) No
segundo parágrafo.
(B) No
primeiro parágrafo.
(C) No
último parágrafo.
2) Retire do texto três palavras:
a- Dissilabas______________________________________
b- Trissílabas______________________________________
c- Polissilabas___________________________________
d- Monossilibas______________________________________
3) Transforme uma frase do texto:
a) Frase
interrogativa_______________
b) Frase
interrogativa__________________
4) Retire do texto 3 palavras que seja ditongo_________________
5) Complete o texto a seguir com substantivos próprios, de modo que a
história faça sentido:
_____________ é um menino muito criativo. Ele e seu amigo
___________ adoram inventar mil histórias e sempre criam super-heróis
interessantes, como o _______________ ou o _________________.
Eles gostaram tanto de criar o _________________, que até decidiram começar a
escrever um livro sobre as aventuras dele. Por enquanto, deram ao livro o nome
de ____________________________.
Como acharam que o ___________________ ficava muito sozinho nas histórias,
inventaram um cachorro companheiro para ele e lhe deram o nome de
___________________.
Os dois amigos já chegaram até a levar algumas aventuras para a
_________________, escola em que estudam. A professora _____________
gostou tanto, que sugeriu a publicação de uma das aventuras no
____________________, que é o jornal da escola.
O sucesso foi tanto, que eles agora levam todos os meses uma aventura para ser
publicada. Quem sabe um dia eles se tornam famosos com seu personagem favorito,
o ___________________...
6) Cada substantivo próprio que você usou na história se refere a um comum.
Anote na tabela o substantivo comum e o próprio que você relacionou a ele:
Substantivo Comum
|
Substantivo Próprio
|
menino
|
|
amigo
|
|
7) Leia
as palavras e coloque-as em ordem
alfabética:
BRASILEIRO - URUGUAIO AUSTRALIANO -
NORUEGUÊS - DINAMARQUÊS - HÚNGARO - NEOZELANDÊS
- MOLDAVO - NEPALÊS - PALESTINO
-
1-______________________________
2-______________________________
3-______________________________
4-_______________________________
5-_______________________________
6-_______________________________
7-_______________________________
8-_______________________________
9-_______________________________
10-______________________________
Escreva um texto descrevendo algo que você mais gosta, pode ser o seu
desenho predileto, o lugar que você gosta de passear, o brinquedo ou
brincadeira predileta...
Tags: ATIVIDADES, Atividades 4º Ano, Atividades de Interpretação, Atividades de Português, Atividades para Imprimir, Atividades para Professores, Avaliações, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
0 comentários: