A velha Contrabandista - AVALIAÇÃO 5º Ano

Olá amigos e amigas do SOESCOLA.COM, tudo bem com vocês ?

Hoje trago para vocês uma ótima sugestão para avaliação de interpretação de texto para alunos do ensino fundamental que recebi por e-mail.

Caso queira nos enviar Sugestões deixe seu comentário mais a baixo:

 Hoje trago para vocês uma ótima sugestão para avaliação de interpretação de texto para alunos do ensino fundamental.
A velha Contrabandista 
Para outras avaliações e atividades de interpretação de texto acesse:





Confira:

A velha Contrabandista

Leia também: Leitura e interpretação de tirinhas

Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da alfândega – tudo malandro velho – começou a desconfiar da velhinha.

Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim para ela:
 
- Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?

A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no odontólogo e respondeu:

 - É areia!

Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.

Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez.

Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas às vezes, o que ela levava no saco era areia.
Diz que foi aí que o fiscal se chateou:

- Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.

- Mas no saco só tem areia! – insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:
 
- Eu prometo à senhora que deixo à senhora passar. Não dou parte, não apreendo não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?

 - O senhor promete que não “espaia”? – quis saber a velhinha.

 - Juro – respondeu o fiscal.

 - É lambreta.

1.    Na expressão “manjo essa coisa de contrabando”, a palavra “manjo” quer dizer que o guarda: (0.25)
a)    ás vezes vê contrabando.
b)    Conhece pouco de contrabando.
c)    Engana-se com as pessoas.
d)    Entende de contrabando.

2.    Na expressão “tocar a lambreta”, entende-se: (0,25)

a)    Colocar a mão na lambreta.
b)    Desligar a lambreta.
c)    Ligar a lambreta.
d)    Sair com a lambreta.

3.    Esse texto é: (0,25)
a)    Narrativa com discurso direto
b)    Poesia
c)    Informativo
d)    Narrativa com discurso indireto

4.    O final do texto é surpreendente. Por quê? (0,5)

5.    Você sabe o que é contrabando? O que acha disso? (0,5)

6.    O texto tem _________ parágrafos. (0,35)

Gramática

1.    A palavra velhinha tem três sílabas sendo que a mais forte, ou a que falamos com mais intensidade é a sílaba lhi. Quanto a sílaba tônica (sílaba mais forte da palavra) elas são classificadas em:
·         Oxítonas: quando a sílaba tônica é a última.
·         Paroxítonas: quando a sílaba tônica é a penúltima.
·         Proparoxítonas: quando a sílaba tônica é a antepenúltima.

Retire do texto o que se pede: (0,5 cada)
a)    (§ 2) duas palavras oxítonas______________________________________________
b)    (§11 ) uma palavra paroxítona____________________________________________
c)    (§ 4 e 9)  uma palavra proparoxítona_______________________________________
d)    (§ 8) dois ditongos______________________________________________________
e)    (§ 1) dois hiatos­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_______________________________________________________
f)     (§ 6) três monossílabos tônicos­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­____________________________________________
g)    (§ 12) um tritongo______________________________________________________


2.    Pontue adequadamente a frase abaixo seguindo as indicações. (2,0)

“PERDOAR NUNCA MATAR”


ü  Para dizer que devemos perdoar sempre.

___________________________________________________________

ü  Para dizer que não devemos perdoar.

__________________________________________________________

3.    Acentue as palavras adequadamente. (2,4)

SANDUICHE – HABITO – TAMBEM – HEROI – MEDICO – CEDULAS


VOCES – CIPO – SAUDE – PROVEM – NINGUEM – PROPOS
 

Veja também essa lista de Atividades para interpretação de Texto:

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.