Eco e Narciso: Interpretação de Texto para o 4º ano

Leitura e interpretação de texto para alunos do 4º ano do ensino fundamental
Olá amigos e amigas do site SOESCOLA.COM

Hoje trago para vocês este texto e atividades de interpretação para alunos do 4º ano do ensino fundamental


Confira também:

Eco e Narciso

Eco era o nome de uma ninfa muito tagarela, que conversava muito e sem pensar. Não conseguia ouvir em silêncio quando alguém estava falando. Sempre se intrometia e interrompia, nem que fosse para concordar e repetir o que o outro dizia. Um dia, fez isso com a ciumenta deusa Juno, quando ela andava pelos bosques furiosa, procurando o marido Júpiter, que brincava com as ninfas. A tagarelice de Eco atrasou a poderosa Juno, que resolveu:

— De agora em diante, sua língua só vai servir para o mínimo possível.
E a partir desse dia, a coitada da Eco só podia mesmo repetir as últimas palavras do que alguém dissesse. [...]
Por isso, algum tempo depois, quando ela viu um rapaz belíssimo e se apaixonou por ele, tratou de ir atrás sem dizer nada, em silêncio.
Esse rapaz se chamava Narciso e dizem que foi o homem mais bonito e deslumbrante que já existiu. Todo mundo se enamorava dele, que nem ligava. Eco ficou louca por Narciso e o seguia por toda parte. Bem que tinha vontade de se aproximar e confessar seu amor, mas não tinha mais sua própria fala... [...] Só lhe restava ficar escondida, por perto, esperando que ele dissesse alguma coisa que ela pudesse repetir.
Um dia, o belo Narciso estava passeando no bosque com uns amigos, mas se perdeu do grupo e não conseguiu encontrá-los. Começou a chamar:
— Tem alguém aqui?
Era a chance da ninfa! E ela logo respondeu, ainda escondida:
— Aqui! Aqui!
Espantado, Narciso olhou em volta e não viu ninguém. Chamou:
— Vem cá!
Ela repetiu:
— Vem cá! Vem cá!
[...]
O rapaz não desistiu:
— Vamos nos encontrar...
Toda feliz, Eco saiu do meio das árvores e correu para abraçá-lo, repetindo:
— Vamos nos encontrar...
Mas ele fugiu dela, gritando:
— Pare com isso! Prefiro morrer a deixar que você me toque!
A pobre Eco só podia repetir:
— Que você me toque... que você me toque...
E saiu correndo, triste e envergonhada, para se esconder no fundo de uma caverna. Sofreu tanto com essa dor de amor, que foi emagrecendo, definhando, até perder o corpo, desaparecer por completo e ficar reduzida apenas a uma voz, repetindo as palavras dos outros — isso que nós chamamos de eco.
Narciso continuou sua vida, sempre da mesma maneira. Sem ligar para ninguém, nunca se importando com os outros, brincando com o sentimento alheio. Até que alguém, que ele fez sofrer muito, rezou para Nêmesis, a deusa do Destino, e pediu:
— Que ele possa amar alguém tanto como nós o amamos! E que também seja impossível que ele conquiste seu amor!
Nêmesis ouviu essa oração. Achou que era justa e resolveu atender ao pedido. Havia no fundo do bosque um laguinho de águas cristalinas e tranqüilas, onde nunca vinha um animal beber água e não caíam folhas ou galhos secos — um verdadeiro espelho. Era cercado por uma grama verdinha e macia, e muito fresco. Um lugar gostosíssimo.
Um dia, no meio de uma caçada, Narciso passou por ali. Com sede resolveu tomar um pouco d’água. Deitando na margem, com a cabeça debruçada sobre o lago, ficou encantado pelo belíssimo reflexo que via. Nunca tinha se visto num espelho e não sabia que era a sua própria imagem. Mas imediatamente se apaixonou, maravilhado por tanta beleza. Ficou ali parado, contemplando aquele rosto mais bonito do que jamais vira. [...]
Os amigos apareceram para procurá-lo, mas ele não deu atenção.
Chamaram-no para ir embora, mas ele ficou. Olhando o reflexo no lago.
[...]
Muito tempo Narciso ficou ali, sem comer nem dormir, admirando aquele ser por quem estava
tão apaixonado. Chorou — e suas lágrimas caíram sobre a imagem, que chorava com ele, e ficou turva.
— Ai de mim! — gemia ele.
A única resposta que tinha era de Eco, sempre escondida:
— Ai de mim!
[...]
Desinteressado de tudo, cada vez mais fascinado por si mesmo, foi definhando. Ao perceber que ia morrer, suspirou:
— Adeus!
Fechou os olhos, deixou cair a cabeça sobre a grama. Na água, o rosto sumiu. Só Eco respondeu:
— Adeus!
Mais tarde, os amigos voltaram. Mas já o encontraram morto.
Prepararam tudo para o funeral, mas, quando vieram pegar o corpo, não estava mais lá. Em seu lugar nascera uma flor perfumada e linda, com uma estrela de pétalas brancas em volta de um miolo amarelo. Para sempre chamada de narciso.

Ana Maria Machado. In: O tesouro das virtudes para crianças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. p. 65-69.

Interpretação de Texto para o 4º ano

Vamos fazer agora as atividades ?

1) Numere os fatos sobre o mito de Eco na ordem em que foram narrados.
(   ) Juno resolveu que a língua de Eco serviria o mínimo possível.
(   ) Entristecida vai para o fundo dA caverna e morre, só restando sua voz.
(   ) Eco se apaixona por Narciso.
(   ) Narciso não se apaixona por Eco.
(   ) Eco era uma ninfa tagarela e atrapalhou Juno.

2) Relacione as personagens à sua característica.

Eco 

Faladeira

Juno

Ciumenta

Narciso

Lindo

3) Responda de acordo com o texto:          
a) Por que Juno tirou o dom da fala de Eco?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Por que Eco não consegue declarar seu amor a Narciso?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Quais deusas aparecem nessa narrativa?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Por que Narciso não teve um funeral?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) Assinale a resposta certa:
a) Com base no mito de Eco.
(   ) Esse mito explica o surgimento do eco.
(   ) Esse mito narra uma história de amor que teve um final feliz.

b) Com base no mito de Narciso.
(   ) Uma pessoa é narcisista quando se considera muito bonita e é vaidosa e orgulhosa.
(   ) Uma pessoa é narcisista porque ouviu a história de Narciso.

5) Leia o trecho e responda:
Nunca tinha se visto num espelho e não sabia que era a sua própria imagem. Mas imediatamente se apaixonou, maravilhado por tanta beleza.

a) O pronome destacado refere-se a quem? _______________________

b) Como ele se classifica? Marque:
(    ) Pronome reto, 3ª pessoa do singular
(    ) Pronome oblíquo, 3ª pessoa do singular
(    ) Pronome oblíquo, 3ª pessoa do plural

6) Leia o texto e faça o que se pede:

A cartomante comunica, sorridente, ao ler a mão do homem:
– Que maravilha, meu senhor! Nenhuma doença na sua vida!
Ao que ele respondeu:
– Não me diga uma coisa dessas, minha senhora! Eu sou médico!


a) Complete o quadro com as palavras do texto:

Pronomes retos e oblíquos
Pronomes possessivos
Pronome de tratamento







7) Leia a frase e observe o pronome oblíquo destacado e marque a alternativa correta:


“Tinha até plantas, não é mesmo?!
E as pessoas podiam comê-las e tudo!”

(    ) O pronome oblíquo las refere-se às pessoas.
(    ) O pronome oblíquo las foi usado para substituir o termo plantas.
(    ) O pronome oblíquo las faz referência às pessoas e às plantas.

8) Reescreva as frases trocando as locuções adjetivas por adjetivos correspondentes.

a) Dia de chuva é sempre atrapalhado.
________________________________________________________________
b) O lanche da manhã estava delicioso.
_________________________________________________________________
c) O animal da selva é perigoso.
___________________________________________________________________
d) Festa de noite é divertida.
_______________________________________________________________
e) Papai recebeu o salário do mês.
_______________________________________________________________

9) Complete as frases com pronomes pessoais do caso oblíquo.

lhe-lhes

a) Quero dizer-___  uma coisa: eu me demito!
b) Meninas, eu não _____ disse que haveria aula amanhã?
c) Caros atletas, desejo-____ boa sorte na competição.
d) Se você encontrar meus tios, diga- ____que estou com saudades.
e) Pedro, preciso falar- ____ sobre a festa.

10) Complete com ICE, ISSE ou ÍCIE:

imund______
part_____
gulod_____
fer_____
burr______
crianc______
divid_____
doid_____
calv______

Veja também: 

  • 1. Copas do Mundo: Leitura e Interpretação de Texto com Atividades
  • 2. Interpretação de Texto com Atividades: Conto de esperteza ou artimanha
  • 3. A ABELHA CHOCOLATEIRA: Interpretação de Texto com Atividades
  • 4. Interpretação de Texto e Atividades - Dicas para viver bem com os outros
  • 5. Interpretação de Texto com Atividades - Elefantinho Colorido
  • 6. Interpretação de Texto: Amor Antigo
  • 7. A velha Contrabandista - AVALIAÇÃO 5º Ano
  • 8. Textos Curtos para Interpretação - Atividades de Alfabetização
  • 9. Interpretação de Texto: A Carta - para 4º e 5ºano
  • 10. Atividades de Interpretação para imprimir e colorir com músicas de Festas Juninas
  • 11. Interpretação de Texto: Amigos inseparáveis - Avaliação para 4º Ano
  • 12. Interpretação de Texto: O Quintal da Bicharada - Para 4º Ano
  • 13. Interpretação de Texto: O Diamante - Avaliação para o 4º ano para Imprimir e para Download
  • 14. Interpretação de Texto: A Bola - Para 4º ou 5º ano
  • 15. Interpretação de Texto: A boa Sopa - para 4º ou 5º Ano para imprimir
  • 16. Interpretação de Textos: PARA QUE SERVEM AS LISTRAS DAS ZEBRAS?
  • 17. Interpretação de Texto: A MOÇA DAS PÉROLAS - para 4º ou 5º Ano
  • 18. Interpretação de Texto: Teoria e prática da meninice - 4º ou 5º Ano
  • 19. Interpretação de Texto: Um jogo que é uma vergonha - 4º ou 5º Ano
  • 20. O melhor amigo - Interpretação de Texto para 4º e 5º Ano
  • 21. Turistas Gigantes | Interpretação de texto
  • 22. Leitura e interpretação de tirinhas
  • 23. Torta de limão - Atividades de Interpretação de Texto
  • 24. ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO PARA 3º ANO
  • 25. Texto da gripe H1N1 com atividades
  • 26. Atividades de interpretação de texto para alunos do 4º ano para IMPRIMIR
  • 27. Atividades de interpretação de texto 3º ano para imprimir
  • 28. Atividades de interpretação de texto para 2º ano para imprimir

  • Gostou do post ?]

    Então não deixe de comentar ;) 

    Coloque Seu E-mail:

    Para receber novidades em...

    COMENTE pelo Facebook:

    Postagens Relacionadas

    Próximo
    Anterior

    0 comentários:

    Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

    Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.