A Borboleta e a Tartaruga: Interpretação de Texto

A Borboleta e a Tartaruga: Interpretação de Texto
A Borboleta e a Tartaruga: Interpretação de Texto
Olá amigos e amigas do SOESCOLA.

Confira o Texto:

Era uma manhã ensolarada e a velha tartaruga, que vivia na lagoa há mais de cem anos, saiu para tomar sol.
            Procurou um cantinho na margem, se ajeitou vagarosamente e lá decidiu ficar no maior sossego.
            Naquela mesma hora, uma borboleta, que tinha acabado de nascer, apareceu por lá, batendo apressadamente as asas.
            Toda agitada, olhando para tudo quanto é lado, sem saber por onde começar.
            — O que será aquilo? — pensou a borboleta quando viu a tartaruga.
            E imediatamente pousou sobre ela.
            — Pronto! Eu sabia que este meu sossego não ia durar! — reclamou a tartaruga. — Xô! Xô! Vai incomodar outra! Se você não consegue ficar um minuto parada, deixa em paz quem quer ficar tranqüila no canto dela!
            — Mas quem é você? — perguntou a borboleta.
            Não está vendo que eu sou uma tartaruga?
            — Que horror! — gritou a borboleta. — Fui pousar logo em cima do bicho mais parado que existe no mundo. Que horror!
            E foi embora do jeito que tinha chegado.
            — Que bicho irritante! — pensou a borboleta. — Eu não sei como alguém pode ficar a vida toda parada com tanta coisa para se ver.
            — Que bicho irritante! — pensou a tartaruga. — eu não entendo como alguém pode se mexer o tempo todo, sem ter um pingo de sossego.
            E enquanto a borboleta voava, a tartaruga encolheu a cabeça e ficou onde estava.
            — Que linda flor! Como é bonita aquela amarela! E a vermelha também! Você é uma árvore? Bom dia, passarinho! Vou correr atrás da abelha... Olha eu no espelho da lagoa!...
            — Para que sair daqui se o calor do sol está tão gostoso? — pensou a tartaruga.
             E assim o dia foi passando, e a tartaruga no canto dela pensava:
            — Nada melhor do que uma boa dormida depois de um dia longo como este.
            — Nossa! Já está anoitecendo e eu não vi quase nada! — pensou a borboleta. — Como o dia foi curto!
            Quando a noite chegou, a tartaruga decidiu ficar onde estava mesmo e só voltar para a lagoa no dia seguinte. E a borboleta, surpreendida pela escuridão, procurou um lugar para ficar.
            — Vou pousar nesta pedrinha — pensou a borboleta, e pousou sobre a tartaruga.
            — Que ventinho gostoso! — pensou a tartaruga quando sentiu a borboleta sobre ela. E fechou os olhos.
            Que pedra quentinha! — pensou a borboleta e dormiu.
            Naquela noite, a borboleta sonhou que era tartaruga e a tartaruga sonhou que era borboleta.
A borboleta e a tartaruga. são Paulo, Ática, 1999.

Vamos fazer as Atividades:

1) Reescreva as frases substituindo a palavra grifada por outra do texto de mesmo sentido.  Faça a concordância necessária.                                                     
a) Uma borboleta que acabara de nascer, batia rapidamente as asas.                                                         
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) — Pronto! Eu sabia que esta minha tranqüilidade não ia durar! 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) E a borboleta, pega de surpresa pela escuridão, procurou um lugar para ficar.                                      
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando as falas das personagens.
                                                                                                                        
( 1 )  Borboleta            (    ) — O que será aquilo?             
( 2 )  Tartaruga            (    ) — Que horror!
                                    (    ) — Pronto! Eu sabia que este meu sossego não ia durar!
                                    (    ) — Que linda flor!
                                    (    ) — Que ventinho gostoso!
3) Numere de 1 a 5 os acontecimentos de acordo com a ordem do texto.       
(  ) A borboleta voou admirando a natureza enquanto a tartaruga ficava quieta no seu canto.
(    ) Uma borboleta nova, agitada, pousou na tartaruga.
(    ) À noite, a borboleta pousou sobre a tartaruga e a sentiu quentinha e a tartaruga  gostou do ventinho suave de suas asas.
(   ) Uma velha tartaruga que vivia na lagoa, procurou um cantinho na margem e  ficou no maior sossego.
(    ) A tartaruga e a borboleta brigaram, uma reclamando da outra.

4) Marque com um (X) as características da TARTARUGA.                              
(    ) nova                            (    ) agitada               
(    ) lenta                            (    ) velha
(    ) sossegada                   (   ) esperta

5) Lendo o texto pode-se observar a duração  (tempo)  em que a história acontece. Marque a resposta certa.                                             

a a história acontece em:
(   ) uma semana
(   ) um dia                                                 
(   ) um mês

a Copie do texto expressões que podem comprovar a resposta acima.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) Escreva o que cada personagem pensou sobre a outra após o primeiro encontro.
A Borboleta e a Tartaruga: Interpretação de Texto

7) Você se considera mais parecido com a borboleta ou com a tartaruga? Explique sua resposta.                                                                
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8) É possível seres diferentes como a tartaruga e a borboleta, viverem juntos e se entenderem bem? Explique.                                          
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9) Retire do texto:
a) três substantivos comuns que nomeiam seres. ________________________________________________________
b) dois substantivos comuns que nomeiam um período de tempo.___________________________________________
c) uma frase exclamativa___________________________________________________________________________
d) uma frase interrogativa.__________________________________________________________________________
e) uma frase declarativa afirmativa.
_______________________________________________________________________________________________
f) uma frase declarativa negativa.
________________________________________________________________________________


Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.