Fazendo a Diferença e Despertando o Interesse dos alunos


Despertar o interesse dos alunos requer bem menos do que se pode imaginar. Com atitudes simples o professor pode tornar sua aula o centro das atenções, basta ter criatividade e um pouco de disposição.

É fato que nem todas as escolas do país dispõem de recursos como data-show, sala de vídeo ou de informática, e em algumas até mesmo a biblioteca ainda não é uma realidade. 
Fazendo a Diferença e Despertando o Interesse dos alunos
Despertar o interesse dos alunos requer bem menos do que se pode imaginar.
Se por ventura somos professores que nos encontramos nessas condições de trabalho, não devemos nos dar por vencidos, e busquemos na realidade de nossos alunos o apoio para implementar nossas aulas.

Se trabalharmos com uma clientela carente, que reside em bairros distantes do centro ou mesmo na zona rural, temos que ser artistas e encontrarmos nesse contexto algo que seja capaz de despertar o interesse nela.

Às vezes, o simples fato de pedirmos ao nosso aluno que traga uma amostra de terra do quintal de casa ou uma semente de uma árvore que ele conhece já desperta o senso de responsabilidade, e podemos fazer desse material o nosso recurso didático para uma aula em que a participação de nossos alunos é o foco de nossa prática.

Já, se temos o privilégio de trabalhar em uma escola que possui os recursos tecnológicos citados anteriormente, devemos aproveitar e fazer de nossas aulas um momento de interação, em que os alunos realmente usufruam da tecnologia não apenas recebendo uma informação pronta como na internet, por exemplo, mas estimulando o aprendizado a partir desses recursos.


LISTA: SUGESTÕES DE PLANOS DE AULA



Uma atividade simples como assistir a um vídeo sobre o ciclo da água e o tratamento de esgoto, por exemplo, pode ajudar na compreensão das etapas de tratamento e da importância desse serviço para a saúde da população. Em seguida, os alunos podem ser estimulados a escrever frases ou pequenos textos expondo suas opiniões sobre o assunto.

Dessa forma, trabalham-se as capacidades da leitura, escrita, interpretação de informações explícitas e implícitas, além do senso crítico e da responsabilidade social.

Desde a alfabetização até o ensino médio, nossos alunos gostam de novidade, querem ser surpreendidos, voltando aqui no foco deste Curso, querem que nós professores superemos a didática tradicional.
Fazendo a Diferença e Despertando o Interesse dos alunos
Fazendo a Diferença e Despertando o Interesse dos alunos
Sabemos que estamos fazendo isso quando observamos os olhinhos fixos e brilhantes em imagens apresentadas ou mesmo numa expressão de espanto quando expomos oralmente um fato atual, que diz respeito a um lugar distante e desconhecido.


CRIANÇAS QUE MORDEM - PLANO DE AULA 



Superar a didática tradicional é bem mais fácil do que podemos imaginar. Devemos usar nosso talento, criar materiais alternativos, dar a nossos alunos um papel mais ativo em nossas aulas. Se nos dispormos e ouvirmos mais, veremos que esse é o caminho.

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.