SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MENTIRA DA BARATA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MENTIRA DA BARATA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MENTIRA DA BARATA

A proposta a seguir trata-se de uma sequência de atividades elaboradas para trabalhar com as crianças que apresentaram baixo desempenho nas avaliações diagnósticas e, portanto, necessitam de intervenção pedagógica mais direcionada. 

Não deixe de ver:
Neste trabalho, priorizamos o Eixo “Apropriação do Sistema de Escrita” porque nele estão as capacidades que os alunos desse nível de desempenho, precisam consolidar para avançar no processo de alfabetização, sem perder de vista o letramento. 
Vale ressaltar, desta forma, a necessidade e a importância do trabalho com a diversidade textual na escola, pois, ela permite aos alunos a aquisição de um conhecimento amplo dos textos que circulam na sociedade, de seu funcionamento nas práticas sociais. Assim, com certeza, as crianças terão facilidade de compreendê-los e produzi-los quando precisarem.

Confira também:
Lembramos que este material é apenas uma sugestão que visa auxiliar no trabalho de intervenção. Ele não é engessado e não tem fim em si mesmo, portanto, está passível de mudanças e sugestões de melhoria. Contamos com a criatividade do professor para aplicá-lo e enriquecê-lo.

É preciso definir:

1. Público-alvo: alunos do 3º ano de escolaridade que ainda não consolidaram
o processo de alfabetização.

OBS: nossa prioridade neste momento são os alunos do 3º ano.

Este material também é passível de ser trabalhado com alunos de outros
anos de escolaridade ainda não alfabetizados ou ainda com turmas de 1º e 2º
anos. Vale ressaltar apenas a necessidade de adaptações de acordo com a
idade dos alunos. Ex: para alunos maiores, selecionar um texto mais
compatível com a idade.

2. Metodologia: Trabalho em pequenos grupos, fora da sala de aula.
Cabe à escola definir qual a melhor estratégia de atendimento, prevendo:

- Dias e horários de atendimento;
- Local da intervenção;
- Responsáveis por sua aplicação.

OBS: Sugerimos grupos entre 4 e 10 alunos, no máximo. Se tiver mais de
dez alunos formar dois grupos de intervenção.

Orientamos que converse com a dupla de Analistas da SRE responsável pelo
atendimento à sua escola para maiores detalhes.

3. Período de duração: até que os alunos avancem no processo de
alfabetização.

4. Funções:
- DIRETOR: cabe a você gerenciar o trabalho de intervenção, propiciando as
condições necessárias para que ele aconteça;

- ESPECIALISTA: sua função é a de acompanhar e auxiliar o trabalho do
professor da intervenção. Ajude-o no preparo de materiais; acompanhe e
monitore o desenvolvimento dos alunos; promova o intercâmbio entre o
professor da intervenção e o(s) da(s) turma(s) regular(es) onde esses alunos
se encontram;

- PROFESSOR: seu papel é fundamental neste trabalho. Pedimos que leia a
proposta com bastante atenção e prepare os materiais com antecedência.
Contamos também com suas sugestões e opiniões.

Não deixe de ver:
A seguir confira em PDF todo o material necessário para aplicar essa sequencia didática:


São 25 páginas com um excelente material. Clique no link acima e faça o DOWNLOAD.
DESEJAMOS SUCESSO NO TRABALHO!

Você não pode deixar de ver:

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.