OS BENEFÍCIOS DE TRABALHAR A MOTRICIDADE REFINADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
O trabalho com a motricidade refinada com crianças que estão prestes a integrar na educação infantil, segundo a pedagoga Cássia Ravena M. de Assis Medel, é considerado pré-requisito extremamente necessário para beneficiar a criança no processo de alfabetização.
Com o intuito de conscientizar os educadores sobre o quanto é positivo para a criança o trabalho com a motricidade refinada antes do ingresso a alfabetização, alguns pontos são abordados de forma que venha esclarecer tal necessidade.
Vale ressaltar que o processo de aquisição da linguagem escrita na criança não inicia na alfabetização, a criança deve ser estimulada a realizar atividades que envolvam movimentos de mãos e dedos de forma que futuramente ela tenha melhor habilidade para utilizar lápis, canetas, realizar desenhos, entre outros.
Com o objetivo de trabalhar a motricidade refinada com a criança é fundamental que disponibilize a ela materiais que proporcione desenvolver as partes necessárias.
O ideal é utilizar tintas, trabalhando com pintura a dedo, massa de modelar (desenvolvendo criatividade), folhas de revistas (orientando a criança a “rasgar” determinada figura e posteriormente utilizar de tesouras e colas para realizar colagens).
Além das colagens realizadas com papéis, atividades diferenciadas como colagens de macarrões, barbantes, bonecos pedagógicos, em especial aqueles que desenvolvem atividades como abrir e fechar botões, dar laços, fechar e abrir zíper, dramatizações, visto que requer o uso das mãos constantemente para expressar gestos, etc.
Na verdade, o trabalho com motricidade refinada faz parte de um rico universo educacional, que proporciona à criança, além de passar pelo processo de alfabetização com facilidade e desempenho significativo, realizar atividades do dia a dia que as tornem crianças mais independentes e evoluídas.
Não deixe de ver:
- 1. A utilização do lúdico como ferramenta pedagógica para a alfabetização e letramento
- 2. Os desafios do ensino da leitura e escrita: alfabetização em foco
- 3. Letramento na Educação Infantil: cuidar e/ou educar
- 4. Crianças que Mordem - Como lidar com a fase das mordidas
- 5. A: a Arte de Brincar e Aprender Através do Lúdico
- 6. Dificuldades da Educação Inclusiva para Crianças com Autismo
- 7. Novos Olhares sobre a Indisciplina Escolar
- 8. Importância da Afetividade na Relação Professor-Aluno
- 9. A Qualidade do Ensino Público no Brasil
- 10. Como lidar com as birras na Infância
0 comentários: