Projeto de Intervenção Pedagógica

Projeto de Intervenção Pedagógica
Projeto de Intervenção Pedagógica 
Olá amigos e amigas do SOESCOLA.COM.

Hoje trago para vocês um PROJETO para incentivar outros à prática de jogos no auxílio das aprendizagens enviado por E-mail por Lourdes Possatto.  

Veja também:





                                             Projeto de Intervenção Pedagógica
TÍTULO: Jogos didáticos pedagógicos para a alfabetização e letramento das crianças da educação infantil e ensino fundamental na Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva.

IDENTIFICAÇÃO
PROPONENTES: Orientação de Estudos e Professores Alfabetizadores da Escola Leôncio Pinheiro da Silva.


                                                              Tipo de Projeto
Projeto Educacional – Didático - Pedagógico


INTRODUÇÃO
Através da história sabe-se que em todas as culturas e civilizações, o jogo tem sido uma ação indispensável na vida e no desenvolvimento do homem como um ser humano. A necessidade de brincar surge com a infância, respondendo em todas as fases de motivações de vida que são consistentes com o desenvolvimento do potencial físico e intelectual do indivíduo. Essa necessidade é mantida durante toda a vida.
O jogo é um campo de grande interesse para a ciência educativa, a partir dela, podemos observar manifestações psíquicas, traços de caráter e personalidade das crianças, contribuindo para a erradicação dos comportamentos inadequados que às vezes se manifestam livremente.
O jogo é uma atividade fundamental para a criança, especialmente no primeiro estágio da sua vida; permite que você interaja, através dele começa a desenvolver valores como a solidariedade, responsabilidade, honestidade, amizade e cooperação, bem através do jogo melhoram a sua aptidão, libera energia estimula a faculdade de coordenação e concentração, desenvolve agilidade mental, estimula a capacidade de resolver problemas e permite a troca de ideias e experiências durante o desenvolvimento.
As Nações Unidas, na sua "Declaração dos Direitos da Criança" proclamou que
"Toda criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir..." e que a sociedade e as
 autoridades públicas devem estar preocupados em promover o gozo deste direito. "
Entre as teorias fundamentais do século XX sobre a importância dos jogos está a teoria  do psicólogo suíço Jean Piaget, que vê o jogo na condição do desenvolvimento da criança. Cada estágio está intimamente ligado a certo tipo de jogo. Mesmo que eles podem ser vistos de uma sociedade para outra e de um indivíduo para outro, as mudanças de ritmo ou idade de início dos jogos, a sequência é a mesma para todos. Para Piaget jogo é um verdadeiro revelador de evolução mental da criança.
Na teoria psicanalítica de Freud, o jogo pode ser ligado a outras atividades da criança, e mais particularmente com o sono. A função jogo acaba por ser essencial, reduzindo assim às tensões nascidas a impossibilidade de desejos, mas o sono, ao contrário, o jogo. Ele baseia-se numa operação permanente entre o imaginário e o real.
Enquanto isso, L.S Vigotski, - cujas ideias são a base da teoria de Elkonin- a partir de uma abordagem histórico-cultural, aborda as origens e papel do jogo no desenvolvimento da criança posando pré-escolar dois problemas fundamentais. O primeiro é como o jogo vem no desenvolvimento da criança, isto é, o problema é que papel esta atividade desempenha no seu desenvolvimento, ou seja, o significado de desenvolvimento de jogos como um pré-escolar caminho. É o jogo forma dominante ou simplesmente uma forma predominante de atividade  criança durante esta idade?.
Neste tipo de crianças brincam assumir papéis adultos, o seja jogo de papeis, e refletir  criativamente essas atividades e relações sociais eles definir entre si. É considerada uma atividade fundamental na pré-escolar, porque as pequenas encontram-se neste tipo de jogo a  própria contradição da sua idade: eles querem ser como os adultos e fazer tudo o que eles fazem, apesar de suas possibilidades reais não é permitido.
É “no jogo do papel, onde eles podem fazer “mãe” e “passar” as roupas do seu “Bebê” de motorista” e "dirigir" o "carro" como o pai... Sempre em um plano imaginário. Este tipo de jogo tem influência significativa no desenvolvimento mental da criança, que é uma forma de a solução da contradição acima.
A partir daí, todos os tipos de jogos que fazem parte de um recurso lúdico, passam a ser importantes para uma proposta de ensino que leva em conta o desenvolvimento da criança através desses recursos.
Por meio dos jogos a criança pode desenvolver várias habilidades de comunicação para o desenvolvimento intelectual por meio do exercício da atenção, pelo estímulo à imaginação.
Os jogos, as brincadeiras, as artes, as músicas são um dos aliados na prática escolar para o desenvolvimento da criatividade e a independência das crianças.
O jogo deve ser usado como estratégia na construção do seu conhecimento. É preciso que deixe a criança brincar para poder expressar suas fantasias, experiências e desejos, pois no seu mundo imaginário é possível excluir o que lhe perturba, para dominar seus medos, para exprimir sua natural agressividade, de forma calma e segura de maneira socialmente aceita, para que possa construir sua capacidade e favorecer toda a expressão de sua personalidade.

Estrutura:
Justificativa
Viabilizando novas perspectivas e possibilidades aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (desde a educação infantil ao quinto ano do ensino fundamental), e principalmente buscando suprir as necessidades e dificuldades encontradas. Os Professores Alfabetizadores, juntamente com a Orientação da Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva, buscou promover a elaboração e execução deste projeto que tem como diretriz à introdução de atividades lúdicas através de jogos diversos, os quais sejam permissíveis na condição de colaborar com o processo de desenvolvimento de habilidades no processo ensino/aprendizagem, desta forma abrangendo às faixas etárias inerentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A proposta dos professores e equipe diretiva da E. M. Leôncio P. da Silva, é confeccionar material com o objetivo de proporcionar aos educandos e a comunidade um meio de interação entre ambos. Com a finalidade de melhorar os índices de aprendizagem e sanar as dificuldades encontradas pelo aluno.

OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Confeccionar jogos didáticos para alfabetização e o letramento das crianças do pré I ao 5° ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva.
Objetivos específicos:
  • Criar jogos didáticos pedagógicos para desenvolver a aprendizagem;
  • Adaptar jogos pedagógicos conforme a necessidade das disciplinas;
  • Apresentar novas possibilidades e estratégias na prática educacional do docente de Alfabetização e Letramento da escola nas atividades apresentadas com envolvimento da comunidade;
METODOLOGIA
O projeto foi elaborado pela equipe de professores juntamente com a direção da escola visando melhorar os índices do IDEB, e elevar o desenvolvimento aprendizagem escolar.
O projeto vai ser desenvolvido no período do mês de abril a outubro de 2016, sendo que o mesmo ocorrerá nos dias e horários contidos no cronograma. O projeto visa atender a todos os alunos que ficam nas dependências da escola esperando pelo transporte escolar e a comunidade.
Os professores pesquisarão os jogos que serão confeccionados de acordo com as necessidades e níveis de desenvolvimento. Esses jogos serão utilizados como recurso didático durante as aulas e aplicados aos alunos em horário extracurricular conforme descrição no cronograma.
Durante o jogo será avaliado o desenvolvimento a partir das regras e os objetivos dos jogos.

RECURSOS:
Recursos Humanos: Diretores, orientadores pedagógicos, professores/educadores Alfabetizadores, alunos do Ensino Fundamental.
Recursos Materiais: folha de papel CHAMEX, cartolinas, pincéis, material reciclável, bolas, jogos lúdicos, Folha de papel pautado, retroprojetor, impressoras, computadores, canetas, quadro, entre outros.
Espaço Físico: Área especifica da Escola.

Proponentes:
Adriel Cardoso de Abreu, Cladis R. Jagnow, Dilair B.S. Luiz, Ilenair Lunardi, Ilzeny B. Rodrigues,  Stéfani Lorena Tamioso,Lourdes B. Possatto, Maria B. Gerhardt,  Rosenilda K. dos Santos, Vanusa F. V. Galvan, Vandressa Zatta,  Yanelbys Miranda Camejo.

Local: Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva.
Público Alvo: Todos os alunos dos anos iniciais ( Pré I, pré II, 1º, 2º, 3º, 4° e 5° anos) do Ensino Fundamental da escola da Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva, Sorriso, MT.
Período de desenvolvimento: a partir do dia 26 de abril do ano de 2016 ao dia 04 de outubro de 2016.

 CRONOGRAMA:
Horas
Terça-feira
Temas
Carga Horária
17:hr ás 18:hr
26/04/2016
Aplicação de jogo Bingo da silabas com alunos.
01
18:hr ás 21:hr
26/04/2016
Confecção do jogo Bingo de palavras
03
17:hr ás 18:hr
03/05/2016
Aplicação de jogo Bingo de palavras com alunos.
01
18:hr ás 21:hr
03/05/2016
Confecção do jogo da batalha das grandezas
03
17:hr ás 18:hr
09/05/2016
Aplicação de jogo da batalha das grandezas com alunos.
01
18:hr ás 21:hr
09/05/2016
Confecção do jogo da memória
03
17:hr ás 18:hr
17/05/2016
Aplicação de jogo da memória com alunos.
01
18:hr ás 21:hr
17/05/2016
Confecção da história sequenciada.
03
17:hr ás 18:hr
24/05/2016
Aplicação da história sequenciada com alunos
01
18:hr ás 21:hr
24/05/2016
Confecção do jogo do barco
03
17:hr ás 18:hr
31/05/2016
Aplicação do jogo do barco com alunos.
01
18:hr ás 21:hr
31/05/2016
Confecção do jogo dominó humano da multiplicação.
03
17:hr ás 21:hr
07/06/2016
Aplicação jogos com a comunidade.
04
17:hr ás 18:hr
15/06/2016
Aplicação dos jogos Dominó humano de multiplicação
01
18:hr ás 21:hr
15/06/2016
Confecção do jogo twists
03
17:hr ás 18:hr
21/06/2016
Aplicação do jogo twists com alunos.
01
18:hr ás 21:hr
21/06/2016
Confecção de jogo da serpente.
03
17:hr ás 18:hr
28/06/2016
Aplicação do jogo da serpente com alunos.
01
18:hr ás 21:hr
28/06/2016
Confecção de jogo para frente ou para trás.
03
17:hr ás 18:hr
05/07/2016
Aplicação de jogo para frente para trás com alunos.
01
18:hr ás 21:hr
05/07/2016
Confecção de jogo das palavras
03
17:hr ás 18:hr
12/07/2016
Aplicação do jogo das apalavras com alunos
01
18:hr ás 21:hr
12/07/2016
Confecção do jogo da velha humano.
03
17:hr ás 18:hr
02/08/2016
Aplicação do jogo da velha humano com alunos.
01
18:hr ás 21:hr
02/08/2016
Confecção de Quebra-cabeça de animais.
03
17:hr ás 18:hr
09/08/2016
Aplicação do jogo quebra-cabeça de animais com alunos.
01
18:hr ás 21:hr
09/08/2016
Confecção do Jogo: Eu afirmo
03
17:hr ás 18:hr
16/08/2016
Aplicação do Jogo: Eu afirmo com alunos.
01
18:hr ás 21:hr
16/08/2016
Confecção do jogo baralho Tabú
03
17:hr ás 18:hr
23/08/2016
Aplicação do jogo baralho Tabú com alunos.
01
18:hr ás 21:hr
23/08/2016
Confecção do jogo da coesão e coerência.
03
17:hr ás 18:hr
30/08/2016
Aplicação do jogo da coesão e coerência com alunos.
01
18:hr ás 21:hr
30/08/2016
Confecção do jogo baralho de alfabeto.
03
17:hr ás 18:hr
06/09/2016
Aplicação do jogo da coesão e coerência com alunos.
01
18:hr ás 21:hr
06/09/2016
Confecção do jogo sons iguais.
03
17:hr ás 18:hr
13/09/2016
Aplicação do jogo sons iguais com alunos.
01
18:hr ás 21:hr
13/09/2016
Confecção de jogo batalha naval humano.
03
17:hr ás 18:hr
20/09/2016
Aplicação do jogo batalha naval humano com alunos.
01
18:hr ás 21:hr
20/09/2016
Confecção do jogo das formas geométricas.
03
17:hr ás 21:hrs
27/09/2016
Circuito de jogos com a comunidade.
04

Total
  84
AVALIAÇÃO
A avaliação deste projeto será de caráter diagnóstico, observando as peculiaridades individuais e coletivas dos expoentes e participantes do projeto; assim como das variadas características dos jogos. Valorizando as dinâmicas e flexibilidade no decorrer das apresentações da ludicidade.

REFERÊNCIAS
BRASIL. Congresso Nacional. Constituição Federal Brasileira. Art. 205. Brasília, 1988.
_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: TEMAS TRANSVERSAIS. Brasília: MEC/SEF, 1997.
_______. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. MEC/SEB: 1996. 
FILHO, Adelson Murta (Adelsin). Barangadão Arco-Íris: 36 brinquedos inventados por meninos e meninas. – São Paulo: Peirópolis, 2008.
SCAPATICIO, Márcia. Empapelamento: A arte de transformar objetos. In: Revista Nova Escola, Ano XXVI, Nº 247, Nov. 2011. Ed. Abril, p. 77-79.

Observações Gerais
O Projeto ora elaborado poderá ser flexível, podendo sofrer modificações necessárias de acordo com as necessidades da realidade onde será executado, assim como, absorver novas metodologias no desenvolvimento das atividades/modalidades lúdicas na leitura e escrita incluídas no projeto.
Assinatura da diretora: ________________________________________________________
                               Sorriso- Mato Grosso, 26/04/ 2016.

Algumas fotos do trabalho:


Fotos das noites de jogos dos pais, filhos e comunidade e a utilização em sala de aula para auxiliar a aprendizagem.
Projeto de Intervenção Pedagógica 
Projeto de Intervenção Pedagógica 
Projeto de Intervenção Pedagógica 
Projeto de Intervenção Pedagógica 
A equipe SOESCOLA agradece Lourdes Possatto por disponibilizar este material. Um Abraço.

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