Projeto para Maternal: Descobrindo meu ambiente próximo

Projeto para Maternal: Descobrindo meu ambiente próximo
Este projeto poderá ser enriquecido de acordo com as necessidades do seu grupo. 

Com papel celofane de diferentes cores, confeccionar lupas para estimular as crianças a observar o ambiente descobrindo formas, elementos, brinquedos, etc.

Recursos e Materiais:
  • Papel celofane nas cores: vermelho, amarelo, azul.
  • Música.
  • Cartolina preta para as lupas e palitos de sorvete.
  • Papel celofane e jornal.
  • Caixa de papelão e EVA.
  • Caixa forrada nas cores: vermelha, azul e amarela.
  • Cola colorida, papel celofane.
  • Caixa de papelão micro-ondulado.
  • Materiais para a confecção da casinha.
  • Lençol (um por grupo)
  • CD com músicas.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Conteúdos 

Área sócio-afetiva: 

• O movimento corporal como linguagem pessoal e social. 
• Aquisição de maior autonomia nas atividades do projeto. 
• Interação com seu grupo de colegas. 
• Progressiva aquisição de algumas pautas, normas e atitudes próprias do funcionamento grupal. 

Área cognitiva: 
• Exploração das características dos objetos: tamanho, cor, cheiro, som, textura, e das ações e usos que as pessoas fazem deles. 
• Iniciação na representação do espaço conhecido, reconhecendo algumas posições dos objetos: perto - longe, dentro - fora, acima - abaixo, em cima de - debaixo de. 
• Consolidação da exploração plástica através da manipulação de diferentes materiais. 

Área psicomotora: 

• Consolidação de suas habilidades motoras básicas e aquisição de outras novas. 
• Desenvolvimento das coordenações manipulativas de ambas as mãos (rasgar, lançar, transportar e etc.). 
• Iniciação ao movimento criativo de seu corpo. 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Possíveis atividades 

Material: papel celofane 
• Brincamos com um retângulo de papel celofane de diferentes cores explorando-o corporalmente. 

• Sem música: Como é? O que é possível ver através dele? Faz ruído? Quantas cores têm? Mancha? (Comparar com o jornal). 

• Com música: (com a professora de música) vamos passear com o papel por toda a sala, fazê-lo dançar ao ritmo de diferentes músicas. 

• Construímos lupas e saímos explorando os espaços da escola observando de que cores vemos as coisas através do papel celofane. Levar as lupas para casa. 

Material: papel celofane e jornal. 

• Fazer bolas com o jornal e envolvê-las com papel celofane de várias cores. Com elas criar diferentes jogos. 

• "A galinha Paulina tem fome": jogo que consiste em acertar as bolas na cesta da galinha (a mesma pode ser confeccionada com uma caixa e EVA). 

• "Classificando cores": forrar caixas com as mesmas cores das bolas (amarelo, vermelho, azul) e as crianças deverão classificar de acordo com a cor da bola acertando na caixa correspondente. 

• As bolas também poderão ser utilizadas pelos professores de Educação Física para a realização de diferentes jogos. 

• Técnica: carimbo com os dedos com cola colorida sobre o papel celofane. 

Material: papelão micro-ondulado 

• Sentar um atrás do outro, e brincar que estão em um ônibus ou em um bote. À medida que o desenrolam, fazem caminhos, constroem túneis, caminham descalços sobre ele, constroem uma casinha, entram dentro e chamam alguém para que venha fazer-lhes uma visita. 

• Técnica: Dactilopintura sobre caixa de papelão micro-ondulado. 

• Convidar algumas mães para que montem uma casinha para a exposição e para brincarem o resto do ano. 

Dia do encerramento do projeto. 

• Expor fotos (organizadas na seqüência de acontecimentos do trabalho) e os diferentes elementos que conseguiram através da transformação de cada objeto ou material. 

• Como encerramento realizar uma atividade em sala (cada criança com um acompanhante). 

Brincamos e nos expressamos com a proposta musical 
• Jogo em grupo com um lençol: dançar perto, longe, em cima, debaixo do lençol, esconder-se atrás dele, seguindo diferentes ritmos da música. 

• Representar com o lençol, canções com ritmo. 

•Fazer uma roda, fazer o agradecimento e sentar. Convidar a todos os presentes a observarem as fotos expostas e todo o trabalho realizado.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.