PROPOSTAS DE TRABALHO COM O LÚDICO: BRINQUEDOTECA

PROPOSTAS DE TRABALHO COM O LÚDICO: BRINQUEDOTECA

1. BRINQUEDOTECA
O projeto brinquedoteca, foi criado em 1997, fortalecendo a discussão e a prática acerca da importância do brinquedo e do lúdico para o desenvolvimento integral da criança, a brinquedoteca tem por objetivo “construir através de um processos de co-gestão com as comunidades e escolas, um espaço onde o brinquedo, na sua livre expressão-criativa e comunicativa – auxilie na construção da criança como um ser humano integral, capaz de atuar coletividade de forma plena e saudável. a criança constrói nesse espaço seu próprio brinquedo, onde ela se descobre, elabora os fatos significativos do seu dia a dia e libera sua criatividade. sendo um espaço coletivo, entra em ação a função social do brincar, do jogar, do trocar idéias.
Na prática, o trabalho se desenvolve no processo de ação/transformação, onde as crianças constroem, criam e brincam, utilizando uma variedade de materiais, com a orientação constante do professor, que participa ativamente desta construção.
A forma como se dá a construção da brinquedoteca e a relação de parceria que se estabelece com a instituição refletem a realidade/singularidade de cada comunidade envolvida no projeto.
PROPOSTAS DE TRABALHO COM O LÚDICO: BRINQUEDOTECA
Atuação – Brinquedotecas.
1. Brinquedotecas Fixas.
a) Unidades recreativas – são parques e praças que se encontram sob gerenciamento da Secretaria Municipal de Esportes e desenvolvem atividades esportivias, recreativas e também a construção de baús – brinquedotecas, que poderão promover momentos lúdicos.
b) Projeto graxaim – desenvolve atividades sistemáticas de recreação nas comunidades, com a parceria de lideranças comunitárias, durante mais ou menos 1 ano. Juntamente com a comunidade se constrói um espaço para brincar, que será gerenciado pelos envolvidos no projeto.
2. Brinquedoteca ambulante
A brinquedoteca ambulante é um ônibus transformado para o lazer, num primeiro momento, o ônibus, possibilita uma outra forma de brincar, hoje quase extinta nos grandes centros.
Em nível funcional tem como principal característica a mobilidade, ou seja, a viabilidade. Nele muitas possibilidades são criadas.
3. Assessoria
a) Interna – implantação/ desenvolvimento de brinquedoteca nos espaços de lazer da sme, bem como implementar a discussão na área da recreação.
B) Externa – atendimento a demandas de outras secretarias e instituições interessadas na qualificação na área de recreação e na construção/implantação de brinquedotecas.
Considerações finais:
Acredito como professora de séries de iniciais, que o projeto da brinquedoteca, em muito breve, será conquistado por todas as escolas do ensino fundamental de nossos país. É um projeto que com certeza trará grandes contribuições em nossa ação pedagógica.
Precisamos acreditar e também contar com nossas lidenraças comunitárias e juntos procurarmos transformar o nosso espaço social, acreditando sempre no benefício que a ludicidade traz ao processo educativo.
Referências bibliográficas:
Santos. Santa Marli P. dos (org). (2000)
Autora: Professora Marcia Maria Kaschuk   -  Propostas de Trabalho com o Lúdico

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.