A importância do lúdico para o desenvolvimento da criança


A importância do lúdico para o desenvolvimento da criança
A importância do lúdico para o desenvolvimento da criança
Para desenvolverem e participarem ativamente do mundo em que vive, a criança precisa brincar, pois brincando a criança desenvolve seu senso de companheirismo , sua auto-expressão , sua auto-estima, sua autoconfiança e autonomia. 

Brincando a criança se sente estimulada a experimentar, descobrir , criar e aprender. Além disso, brincar é um direito garantido por lei: Capítulo IV- Do direito à educação, à cultura e ao lazer- Artigo 59, do Estatuto da Criança e do Adolescente. 

As atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento da criança, pois colabora na sua formação de homem autônomo, na participação comunitária, em seu desenvolvimento pessoal e consequentemente no desenvolvimento de uma auto-estima satisfatória. 
Quando (Samples 1990, p. 24 apud Costa, 2004) refere-se ao brinquedo, evidencia tal experiência por parte da criança como sendo essencial ao seu crescimento físico e psíquico e totalmente desvinculado ao que os adultos consideram como certo ou errado dentro do processo de aprendizagem. 

Brincando a criança aprende a conviver, a esperar por sua vez, aceitar regras, independente do resultado, e a lidar com frustrações sem deixar que isso interfira na sua vida. Além disso a criança desenvolve sua linguagem, pensamentos,atenção, concentração, conseguindo, assim uma participação satisfatória da criança na construção do seu conhecimento. Através de livros de literatura infantil ela conhece diversos personagens, possibilitando e ampliando sua compreensão sobre as diferentes formas de se relacionarem com o mundo ao seu redor, identificando seu papel na sociedade na qual está inserida. 

As brincadeiras e jogos fazem a criança crescer, pois proporciona na maioria das vezes , ou senão em todas as ocasiões, a procura de soluções e de alternativas para desenvolverem de forma prazerosa o que lhe é proposto . Estudos psicológicos e educacionais revelam que brincar é fundamental para a construção do pensamento e para aquisição de conhecimento pela criança, pois além de contribuir para que ela aprenda a se expressar e a lidar com suas próprias emoções, a brincadeira contribui para o desenvolvimento da auto-estima. 
A importância do lúdico para o desenvolvimento da criança
A importância do lúdico para o desenvolvimento da criança
As relações cognitivas e afetivas a partir da ludicidade, promovem o amadurecimento emocional, o desenvolvimento da inteligência e da sensibilidade da criança, garantindo assim que suas potencialidades e afetividades se harmonizem. 

O lúdico é tão importante para o desenvolvimento da criança, que merece atenção por parte de todos os educadores. Cada criança é um ser único,com anseios, experiências e dificuldades diferentes. Portanto nem sempre um método de ensino atinge a todos com a mesma eficácia. Para pode garantir o sucesso do processo ensino-aprendizagem o professor deve utilizar-se dos mais variados mecanismos de ensino, entre eles as atividades lúdicas. Tais atividades devem estimular o interesse , a criatividade , a interação, a capacidade de observar, experimentar, inventar e relacionar conteúdos e conceitos. O professor deve-se limitar apenas a sugerir, estimular e explicar, sem impor, a sua forma de agir, para que a criança aprenda descobrindo e compreendendo e não por simples imitação. O espaço para a realização das atividades, deve ser um ambiente agradável, e que as crianças possam se sentirem descontraídas e confiantes. 

As crianças aprendem com maior eficácia a partir do momento que elas sentem prazer em aprender. Nesse sentido, espera-se que os educadores reflitam e reconheçam a importância que as atividades lúdicas têm em assegurar a eficácia do processo ensino-aprendizagem. 
A importância do lúdico para o desenvolvimento da criança
A importância do lúdico para o desenvolvimento da criança
Referências Bibliográficas 

BECKER, FERNANDO. Da ação à operação: o caminho da aprendizagem em J. Piaget e P. Freire. 2º Ed., Rio de Janeiro: DP & A Editora e Palmarinca , 1997. COSTA,SUZY. Multimeios. Produção de Material Ludopedagógicos. Várzea grande, novembro de 2004 : Material apostilado do Curso de Especialização em Educação Especial do Instituto Várzeagrandense de Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação - InfoEscola LDB : Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional : lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 LIBÂNEO,JOSÉ CARLOS. Didática. São Paulo, Cortes, 1994 Parâmetros Curriculares Nacionais B823p Brasil. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros curriculares nacionais : Secretaria de Educação Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1997. C/SEF, 1997. ____ ,Secretaria de Educação Especial. Conjunto de materiais para a capacitação de professores: necessidades na sala de aula. Brasília: MEC-SEESP,1998

Tags: Artigos Educacionais, Lúdico, Crianças, Educação Infantil, Brincadeiras, Aprender, Alfabetização

Escrito por: Aline Marques da Silva Almeida
Fotos foram retirados do Agendinha Divertida

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.