NÍVEL DA ESCRITA SILÁBICO: SUGESTÃO DE ATIVIDADES

NÍVEL DA ESCRITA SILÁBICO: SUGESTÃO DE ATIVIDADES
NÍVEL DA ESCRITA SILÁBICO: SUGESTÃO DE ATIVIDADES
QUANDO A CRIANÇA SE ENCONTRA NA HIPÓTESE SILÁBICA DE ESCRITA PODEMOS TRABALHAR AS SEGUINTES ATIVIDADES:
  • Desenhar e escrever o que desenhou; 
  • Usar o nome em situações significativas: marcar atividades, objetos, utilizá-Io em jogos, bilhetes, etc; 
  • Ouvir leitura feita diária pela professora e poder recontá-Ia; 
  • Ter contato com diferentes portadores de textos; 
  • Frequentar a biblioteca, banca de jornais, elc; 
  • Reconhecer e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas, jogos, etc; 
  • Conversar sobre a função da escrita; 
  • Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos; 
  • Bingo de letras;
  • Produção oral de histórias; 
  • Escrita espontânea; 
  • Textos coletivos tendo o professor como escriba;
  • Aumentar o repertório de letras; 
  • Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo. 
  • Comparar e relacionar palavras; 
  • Produzir textos de forma não convencional; 
  • Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade; 
  • Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc;
  • Atividades em que seja preciso reconhecer a letra inicial e a letra final; 
  • Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras; 
  • Completar palavras usando a letra inicial e final; 
  • Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc. 
  • Comparar e relacionar escritas de palavras diversas. 
  • Escrever pequenos textos memorizados (parlendas, poemas, músicas, trava-línguas…). 
  • Completar palavras com letras para evidenciar seu som: camelo = c m l ou a e o. 
  • Relacionar personagens a partir do nome escrito. 
  • Relacionar figura às palavras, através do reconhecimento da letra inicial. 
  • Ter contato com a escrita convencional em atividades significativas: Reconhecer letras em um pequeno texto conhecido. 
  • Leitura de textos conhecidos. 
  • Relacionar textos memorizados com sua grafia. 
  • Cruzadinhas. 
  • Caça-palavras. 
  • Completar lacunas em textos e palavras. 
  • Construir um dicionário ilustrado, desde que o tema seja significativo. 
  • Evidenciar rimas entre as palavras; 
  • Usar o alfabeto móvel para escritas significativas; 
  • Jogos variados para associar o desenho e seu nome; 
  • Colocar letras em ordem alfabética; 
  • Contar a quantidade de palavras de uma frase.
Veja também: 

Como um aluno saiu da hipótese silábica para a alfabética no 2º ano


Aqui no SOESCOLA temos várias atividades prontas para imprimir.. Não deixe de conferir. 

Use o BUSCAR DO SITE no canto superior da página -> 

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.