Sugestões para relatório descritivo do aluno |
Olá amigos e amigas do SOESCOLA.com
Nesta postagem você vai encontrar várias Sugestões para te ajudar na hora de fazer o relatório descritivo do aluno.
Critérios importantes para considerar na hora da construção, Sugestões de palavras e expressões, dicas na hora de iniciar seu relatório, Sugestões de possíveis abordagens para registro da participação e muito mais confira:
Veja também:
- 1. Perfil de turma: Berçário
- 2. Modelo de Relatório Descritivo - 3 anos
- 3. Relatório de educação infantil deve conter progressos e problemas do aluno
- 4. Modelos de relatórios e pareceres descritivos de alunos
- 5. MODELO DE RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR
É importante considerar, na construção do relatório os seguintes critérios:
- A avaliação deve sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;
- Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos, socialização;
- Deve-se proceder relação com o registro anterior;
- Diversificar a redação de um relatório pra outro, buscando ser fiel em suas colocações.
- Sugestões para iniciar relatórios
- Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno…
- Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste…
- A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em…
- Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno…
Sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios
Coloque sempre as intervenções feitas para as ações apresentadas, isto ressalta o trabalho do educador em sala de aula.
Você escreve: O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado…
Você pensa: Não tem limites
Você escreve: Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois…
Você pensa: É nervoso
Você escreve: Ainda não desenvolveu habilidades para o convívio no ambiente escolar, pois…
Você pensa: Tem o costume de roubar
Você escreve: Apresenta dificuldades de autocontrole quando…
Você pensa: È agressivo
Você escreve: Demonstra agressividade em situações de conflito, usa de meios físicos para alcançar o que deseja…
Você pensa: É bagunceiro,
Você escreve: Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences.
Você pensa: Muita dificuldade de aprender...
Você escreve: Aprendeu algumas noções de...., mais necessita desenvolver…
Você pensa: falta de acompanhamento...
Você escreve: Apresenta ser desassistido da família, pois…
Você pensa: É desobediente
Você escreve: Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos alunos; Tem dificuldades em cumprir regras…
Você pensa: É apático, distraído
Você escreve: Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos.
Você pensa: É mentiroso
Você escreve: Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas.
Você pensa: É fofoqueiro
Você escreve: Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
Você pensa: É chiclete
Você escreve: É muito afetuoso, demonstra constantemente seu carinho…
Você pensa: É e dissimulado
Você escreve: Em situações de conflito coloca-se como espectador, mesmo quando está clara a sua participação.
Você pensa: É preguiçoso
Você escreve: Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e outras atividades.
Você pensa: É mimado
Você escreve: Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades.
Você pensa: É deprimido, isolado, anti-social
Você escreve: Evita o contato e o diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.
Você pensa: É tagarela
Você escreve: Costuma falar mais que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.
Você pensa: fala palavrão
Você escreve: Utiliza-se de palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar.
Você pensa: Possui distúrbio de comportamento
Você escreve: Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como…
Você pensa: É egoísta
Você escreve: Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.
- A avaliação deve sempre enfatizar os avanços e não os fracassos dos alunos. Registrar o que o aluno conseguiu , em que progrediu, nunca utilizar termos pejorativos;
- Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento diante das rodas de conversa etc;
- Registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos na sala;
- Deve-se proceder relação com o registro anterior, ou seja, dar uma continuidade ao texto valorizando o que o aluno aprendeu;
- Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando ser fiel em suas colocações, produzindo um texto narrativo e não em tópicos.
- Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...
- Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...
- A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...
- Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...
- O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita;
- O aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita;
- O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita;
- Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
- Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura (citar quais dificuldades) contudo, com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços importantes;
- Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo relações com a realidade;
- Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades;
- Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender;
- Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos;
- Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento;
- Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações matemáticas (citar com ou sem autonomia);
- O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas;
- Realiza cálculos simples de adição e subtração;
- Realiza cálculos com auxilio de material concreto;
- É curioso, questiona e busca informações;
- Traz para a classe informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais e etc;
- Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente;
- Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta;
- Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente;
- Nas atividades orais demonstra desenvoltura...(ou inibição);
- Ocasionalmente troca letras;
- Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas;
- Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo...;
- Expressa a escrita representando idéias através de rabiscos, pseudoletras e outros símbolos;
- Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;
- Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;
- Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;
- Apresenta dificuldades ortográficas (citar quais se destacam. Lembre-se que só deve cobrar o que foi trabalhado com a turma);
- Identifica e escreve seu nome completo (com ou sem apoio na plaquinha de nome);
- Ainda não faz relação entre o que fala e escreve;
- Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento (é importante registrar em que hipótese se apresenta a escrita da criança, procurando deixar claro para o leitor como se dá essa hipótese);
- Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons movimentos e palavras;
- Distingue a língua escrita da língua oral;
- Demonstra compreensão do sistema alfabético;
- Produz frases com lógica;
- Produz pequenos textos sem preocupação ainda com as questões ortográficas (ou uso da pontuação, uso do parágrafo, letra maiúscula e minúscula etc);
- Distingue letras na linguagem oral e escrita;
- Já sabe que as letras são para escrever, porém ainda não sabe como isso se processa;
- Participa com interesse e produtividade;
- Boa participação nas atividades realizadas em sala;
- Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas em classe;
- Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes;
- É criativo e comunicativo;
- Coopera com colegas e professora;
- O aluno demonstra interesse nas atividades propostas (as realiza com autonomia? Necessita da intervenção da professora ou dos colegas?);
- Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre outros;
- Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados;
- É cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas;
- Aceita sugestões da professora e dos colegas;
- Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade;
- Contribui para a integração e o crescimento do grupo;
- Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas;
- Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;
- Colabora na construção de regras;
- Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;
- Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;
- Reconhece as relações entre fala e escrita;
- Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações;
- Ouve histórias e comentários valorizando impressões afetivas.
Você pensa: O aluno não sabe
Professor, escrever não depende de dom, mas de empenho, dedicação, compromisso, seriedade, desejo e crença na possibilidade de ter algo a dizer que vale a pena sobre seu aluno. É importante criticar e sugerir possíveis soluções. Escrever é um procedimento e, como tal, depende de exercitação.
É importante considerar, na construção do relatório individual das crianças os seguintes critérios:
0 comentários: