A importância do planejamento escolar |
Pensar nas voltas aulas não é só uma missão para os pais que saem pelas papelarias para comprar a lista de material dos filhos. Os gestores educacionais também precisam respeitar o cronograma de retorno educacional, com foco principal no planejamento das aulas. Se você é educador, deve saber o quanto é difícil se inspirar para encontrar meios no decorrer do ano letivo para manter os estudantes empolgados e ligados à instituição de ensino, tendo em vista o melhor aproveitamento deles dentro das salas de aula.
Planejar é a etapa mais importante em todos os âmbitos da nossa vida. Um projeto educacional parte dos objetivos que precisam ser alcançados para que o foco não se perca ao longo do caminho. Ele precisa ter metas e estratégias articuladas de acordo com as possibilidades propiciadas pela instituição de ensino. Não dá para prometer aulas de natação se na escola não há uma piscina, certo?
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Planejando o ano letivo
O plano de ensino pode ser elaborado em tópicos, pois eles embasarão as metas principais a serem atingidas no decorrer do ano letivo. A começar pelo plano da escola, onde agregará os objetivos e as orientações da instituição. Depois disso, parte-se para o plano de ensino com a metodologia do período letivo. Por fim, há o plano didático que envolve o conjunto de aulas e a coordenação do trabalho realizado pelo corpo docente. Para todos eles, é preciso ser criativo, estabelecer prioridades e ser flexível, tendo sempre o aluno como foco.
Se a elaboração do planejamento escolar estiver difícil, responda as seguintes perguntas: o que vai ensinar? Como? Quando? Tendo esses três questionamentos em mente ficará mais fácil direcionar o projeto de ensino e sua atuação como gestor escolar será bem-sucedida. Outra dica é nunca tentar passar por cima das condições já delimitadas para o seu trabalho. Se tiver uma ideia que acredita ser útil, converse com a diretoria antes para não ser repreendido.
O planejamento escolar contribui para a preparação, organização e orientação dos docentes sem se esquecer das condições da instituição e dos alunos.
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