5 dicas para a ajudar no processo de alfabetização e letramento

5 dicas para a ajudar no processo de alfabetização e letramento
5 dicas para a ajudar no processo de alfabetização e letramento 
As crianças começam a aprender a partir do momento em que nascem. Por volta dos 3 anos, o cérebro do bebê já atingiu aproximadamente 80% do tamanho de um cérebro adulto. O cérebro nunca para de se desenvolver, mas nos 3 primeiros anos esse potencial é enorme e, segundo cientistas essa é a fase crucial para estimular as áreas do lobo frontal associadas a linguagem, movimento, cognição social, auto-regulação e solução de problemas, obtendo resultados que vão se refletir ao longo da vida.


Estudos desenvolvidos nos Estados Unidos mostram que de cada 100 crianças que terminam o primeiro ano com baixas habilidades de leitura,88 chegam ao fim do 3º ano ainda lendo mal,o que limita suas chances de obter sucesso acadêmico e consequentemente de obter uma vaga no mercado de trabalho. Ler é um dos principais combustíveis do desenvolvimento cerebral pois desenvolve a memória, a curiosidade e, acima de tudo o vocabulário.

O processo de alfabetização e letramento tem início muito antes de a criança entrar na escola e, uma vez lá, os anos iniciais são cruciais para o desenvolvimento da leitura e da escrita. E já que essa é uma questão que acompanha pais e professores, resolvemos reunir aqui 5 dicas para ajudar as crianças a ler, ouvir e escrever bem.

Falar
  • As crianças aprendem uma língua ouvindo os adultos conversarem e participando destas conversas
  • Falar,contar histórias,desenvolver conversas ajudam as crianças a aprender novas palavras e a se expressar com desenvoltura
  • As crianças precisam ouvir a língua(ou línguas) que irão falar para aprendê-la.
  • Crianças são capazes de entender o que falamos,muito antes de serem capazes de produzir algum tipo de linguagem
  • Conversar com as crianças sobre diferentes acontecimentos, histórias e ideias ajuda no desenvolvimento e na aquisição dos conhecimentos que eles precisarão mais tarde quando começarem a ler e escrever
Escrever
  • Leitura e escrita andam juntas e são apenas maneiras diferentes de representar o que falamos e de nos comunicarmos
  • Rabiscos e desenhos são formas de escrita. Eles podem até não representar palavras,mas cada linha e desenho feito pelas crianças representa uma forma de as crianças se comunicarem
  • Rabiscos e desenhos ajudam as crianças a desenvolverem a coordenação visual e motora que precisaram para segurar o lápis,por exemplo
  • A medida em que escrevem, as crianças tomam consciência de que letras as letras e palavras tem um significado e aos poucos começam a entender os propósitos da leitura através do desenvolvimento da escrita
  • Escrever não significa necessariamente utilizar lápis e papel. As crianças aprendem a escrever na areia, brincando com a massinha ou rasgando jornal enquanto fortalecem os músculos dos dedos
Ler
  • Ler com as crianças é a maneira mais simples e eficaz de ajuda-las a se tornar leitores proficientes
  • As crianças que estão acostumadas a ouvir histórias estão mais propensas a querer aprender a ler
  • Ler com as crianças ajuda a desenvolver o vocabulário, a compreensão e o conhecimento necessário para ler outros livros quando estiverem maiores
  • Ler amplia o vocabulário e traz para o universo infantil palavras “raras” e muitas vezes difíceis de serem encontradas nas conversas do dia a dia
Brincar
  • A brincadeira talvez seja a primeira maneira das crianças entenderem o mundo a aprender a língua
  • Brincar ajuda as crianças a ordenar ideias e pensamentos e a coloca-los em palavras
  • Brincar ajuda as crianças a pensarem simbolicamente e a abstrair
  • Brincar ajuda as crianças a se prepararem para a vida adulta e a processar o que elas ouvem e veem no dia a dia
  • Cantar
  • Cantar ajuda as crianças a aprenderem novas palavras
  • Quando cantamos falamos mais de vagar e isso ajuda as crianças a identificarem os diferentes sons da língua e a perceber as sílabas
  • Cantar desenvolve as habilidades auditivas e a memória e torna a repetição mais fácil para a criança-é mais fácil guardar uma música curta do que uma história curta
E para tornar a brincadeira ainda mais divertida e incentivar a leitura,que tal presentear as crianças com estes lindos marcadores:
Marcadores
Marcadores

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.