ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - BAIXE EM PDF

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - BAIXE EM PDF
O que são a alfabetização e – esse novo conceito – o letramento? Em que consiste alfabetizar e letrar? Que conhecimentos e capacidades estão envolvidos na alfabetização e no letramento? Qual a importância desses conceitos para a prática de ensino da linguagem escrita?

Discutir, sob um ponto de vista teórico, respostas a essas perguntas é o objetivo central deste Caderno. Você pode estar pensando: para que discutir teoricamente, para que discutir conceitos se os problemas em sala de aula são tão urgentes que queremos respostas práticas e não teóricas?

Acreditamos que há duas razões que justificam o exame teórico dos conceitos de alfabetização e letramento.

A primeira delas é que uma adequada reflexão sobre diretrizes metodológicas, bem como uma consciente tomada de decisões, em sala de aula, pressupõe, dentre outros fatores, o conhecimento dos fundamentos teóricos que deram origem a essas diretrizes metodológicas, que podem dar base a decisões em sala de aula, que podem justificar direções seguidas.

Em outras palavras: metodologia e teoria são duas faces de uma mesma moeda e são, por isso, inseparáveis. Não é possível atuar, com autonomia, em sala de aula, sem o conhecimento do objeto que se deseja ensinar e de cuja natureza e características decorrem, em larga medida, a utilização – e, por que não, a criação – de princípios, diretrizes e procedimentos metodológicos. Assim, conhecimentos de natureza teórica são um elemento importante para a construção de uma atuação autônoma de qualquer professor e, por isso, devem integrar sua formação.

A segunda razão está relacionada ao desenvolvimento, posterior a este curso, de sua formação continuada ou permanente, na área de alfabetização. Habitualmente, parte importante do material – livros, artigos e revistas acadêmicos – que podem auxiliá-lo nessa tarefa de permanente formação são pouco acessíveis se você não dominar algumas das referências teóricas que orientam a produção desses trabalhos ou se você não conhecer as relações que se estabelecem entre eles.

Quer dizer: se você desconhecer aspectos dos fundamentos teóricos da área, ficará muito difícil dar prosseguimento, com autonomia, a sua formação.

É por essas duas razões, portanto, que nos voltaremos, agora, para pressupostos teóricos que podem fundamentar sua atuação como alfabetizador. Vale a pena lembrar: esses pressupostos podem auxiliá-lo a assegurar sua autonomia na condução de seu trabalho em sala de aula e no desenvolvimento de sua formação continuada. 

Discutiremos esses pressupostos da seguinte forma. Daremos atenção aos dois principais conceitos em torno dos quais se organiza a discussão sobre o ensino-aprendizado da linguagem escrita: os conceitos de alfabetização e de letramento. 

Nos estudos atuais sobre o ensino da linguagem escrita, há diferentes modos de abordar e de compreender esses dois conceitos. Não seria possível – e, a nosso ver, nem necessário – examinar todas essas diferentes perspectivas. Por isso, exploraremos a perspectiva que nos parece mais relevante para auxiliar o trabalho do professor em turmas de alfabetização. Sempre que tratarmos, porém, de pontos controversos, procuraremos evidenciá- los, remetendo a esses outros pontos de vista e a textos por meio dos quais você poderá estudá-los de modo mais aprofundado, se desejar. 

Ao longo do trabalho com este Caderno, esperamos que você seja capaz de: 


  • compreender e distinguir os conceitos de alfabetização e letramento;
  • identificar os principais fundamentos teóricos que sustentam os dois conceitos, para que possa aprofundar o seu domínio; 
  • compreender as relações entre alfabetização e letramento; 
  • identificar as conseqüências desses conceitos no processo de ensino-aprendizado da linguagem escrita.

Para possibilitar que esses objetivos sejam alcançados, o Caderno se organiza em cinco seções:

  • na primeira seção, introduziremos os conceitos de alfabetização e letramento;
  • na segunda seção, discutiremos o conceito de alfabetização; 
  • na terceira seção, aprofundaremos esse conceito, identificando os principais conhecimentos, capacidades e processos envolvidos no ensino-aprendizado da linguagem escrita; 
  • na quarta seção, analisaremos esse conceito novo, denominado letramento;
  • na quinta e última seção, discutiremos as relações entre alfabetização e letramento no processo de aprendizagem inicial da linguagem escrita.

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - BAIXE EM PDF

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.