A história de sua idealização está intimamente relacionada com a experiência profissional de sua autora e idealizadora, a professora Branca Alves de Lima. Toda cartilha foi elaborada a partir do método que a autora desenvolveu a partir da observação das dificuldades de aprendizagem de seus alunos, em grande parte moradores da zona rural.
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Um dos pilares do método idealizado por Branca foi a utilização de ilustrações semelhantes à letra a ser ensinada. A própria autora nomeou o método como “Alfabetização pela Imagem” e o conteúdo da cartilha propunha um processo de alfabetização realizada pela associação entre imagens e palavras-chave, sílabas e letras. Segundo ela, ao trabalhar cartazes em sala de aula foi percebendo que as crianças esqueciam menos através da associação de uma letra a uma figura como, por exemplo, desenhar uma faca a partir da letra f ou um gato a partir da letra G. Desta forma, a imagem constituía-se em procedimento pedagógico para aprendizagem e assimilação de letras, sílabas e palavras, estimulando assim o interesse e motivação dos alunos ao mesmo tempo em que contribuía para a fixação e o estímulo da memória.
A fim de cumprir com seus objetivos de aprendizagem, o próprio nome dado a cartilha não foi ao acaso. Segundo a autora, tanto a alfabetização como o ensino da leitura só se tornariam efetivos e dinâmicos se o percurso dos alunos pudesse ser suavizado em alguma medida, razão pela qual foi atribuído o nome “Caminho Suave”. Desde sua primeira edição, a capa manteve a ilustração de duas crianças indo para a escola, percorrendo um caminho onde se observa ao fundo o prédio escolar como ponto de chegada.
As lições da cartilha iniciam-se apresentando as cinco vogais, seguidas pelas sílabas ba,ca,da e na sequência o alfabeto sempre destacando palavras-chave. Todas as histórias apresentadas como mote para aprendizagem giram em torno dos personagens de um menino (Fábio), uma menina (Didi) e de um bebê (Fabiano). Essa opção foi justificada pela preocupação em escolher temas vivenciados pelas crianças e palavras pertencentes ao universo vocabular das crianças a partir do ambiente familiar: família, casa, escola, irmãos, plantas, animais etc.). Com o objetivo de orientar o trabalho a ser desenvolvido a cartilha era acompanhada por um Manual do Professor, aonde cada lição era antecedida de uma história associando os personagens às palavras-chave, seguida de orientações de como apresentar o cartaz correspondente à palavra-imagem.
Apesar de sofrer alterações gráficas no decorrer dos anos em que foi editada, as concepções que embasaram a idealização da cartilha permaneceram as mesmas ao longo das diversas edições, tornando a cartilha Caminho Suave um componente importante da história e da memória da alfabetização e escolarização primária no Brasil.
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