Projeto de Leitura


Olá amigos e amigas do SÓ ESCOLA. 

Nesta postagem trago para vocês um projeto de leitura com o objetivo de ao trabalhar com o reconto de histórias infantis, que as crianças desenvolvam o prazer pela leitura, apreciando as histórias, compreendendo seu enredo, identificando personagens, memorizando as histórias e o vocabulário nelas envolvido e assumindo o desafio de tornarem-se contadoras de histórias, gravando seus recontos. 
Projeto de Leitura
Projeto de Leitura
A apresentação dos livros, a percepção de que os livros trazem histórias, informações e conhecimentos, e que estimulam a imaginação completará o incentivo à leitura.

PROJETO CONTA QUE EU CONTO

1. INTRODUÇÃO
  • A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e treinada em várias formas. Lê-se para entender e reconhecer, para sonhar viajar na imaginação, por prazer ou curiosidade; lê-se para questionar e resolver problemas. O individuo que lê participa de forma efetiva na construção e reconstrução da sociedade e de si mesmo, enquanto ser humano e sua totalidade. Na sociedade moderna grande parte das atividades intelectuais e profissionais gira em torno da língua escrita. Vê-se então que o projeto Conta que eu Conto vem ao encontro com o domínio da habilidade de leitura proficiente garantindo o exercício de cidadania, o acesso aos bens culturais e a inclusão social.
  • A leitura possui um caráter formativo e instrumental, isto é, ela serve para aprimorarmos o nosso desempenho em inúmeras atividades que realizamos em nossa vida social, acadêmica e profissional. Através da leitura testamos os nossos valores e experiências com as dos outros. Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental no desenvolvimento do ser humano, e que a escola possui um papel importante do habito da leitura, julgou-se relevante o desenvolvimento do presente projeto: CONTA QUE EU CONTO.
2. Objetivos Específicos (as crianças deverão ser capazes de):
  • Memorizar as histórias trabalhadas;
  • Recontar as histórias, do modo mais fiel possível ao texto fonte;
  • Aprender e apreciar as rimas e músicas pertinentes a cada história;
  • Compreender o enredo da história, e a seqüência começo-meio-fim;
  • Dramatizar as histórias;
  • Expressar-se com segurança e autoconfiança ao contar uma história;
  • Identificar personagens e suas características.
  • Consolidar o cuidado e o carinho para com os livros;
  • Escrever historias a partir de imagens sem escrita (apresentação do Livro: Folha)
  • Criar Slides (slide show) com as historia escrita na ferramenta de edição de textos.
  • Postar histórias no blog da turma.
3. METODOLOGIA:
  • Contar os enredos das histórias infantis em livros;
  • Passar as mesmas histórias em vídeos;
  • Fazer rimas que fazem parte da história;
  • Cantar músicas pertinentes à história;
  • Fazer perguntas sobre os personagens, identificação e caracterização.
  • Levar os alunos para sala de tecnologia para acessar sítios com jogos temáticos.
  • Trabalhar com o livro FOLHA de Stepen Michael King. Através deste livro os alunos contarão a história de acordo com que o vêem, utilizando o aplicativo editor de textos ( Word/writer). (livro scaneado e transmitido através do DataShow).
  • Após escreverem suas histórias, buscar imagens relacionadas com suas histórias e fazer slides no slideshow ( www.slide.com.br ).
  • Postar imagens no blog criado para o projeto.
4. PROCEDIMENTOS:
  • Leituras das histórias pelas crianças;
  • Brincadeiras e dramatizações das histórias;
  • Reconto das histórias;
  • Gravação das falas das crianças CD.
  • Atitudes:
  • Prazer em manusear livros;
  • Cuidado e zelo pelos livros;
  • Interesse por ouvir histórias;
  • Respeito ao colega que fala, sabendo aguardar sua vez;
  • Confiança para expressar-se verbalmente, contando uma história;
  • Reconhecimento das características boas ou más das personagens;
5. O QUE O PROFESSOR PRECISA SABER/FAZER:
  • Pesquisar diversas versões das histórias escolhidas, escolhendo as mais adequadas, com vocabulário rico e figuras de qualidade;
  • Conhecer bem as histórias e o vocabulário envolvido;
  • Pensar estratégias de aprendizagem para trabalhar com as histórias;
  • Encontrar outros recursos para ilustrar a apresentação das histórias (vídeos, músicas, rimas, imagens, etc)
  • Preparar figuras para montar puppets com as crianças;
  • Criar conta no slide show.
  • Criar Conta no blog.
6. AVALIAÇÃO:
  • Observar e anotar a participação individual das crianças nas atividades realizadas.
  • Anotar as questões que surgem e as respostas encontradas pelos alunos.
  • Perceber se as crianças compreendem e utilizam o vocabulário específico do projeto.
7. BIBLIOGRAFIA:
  • BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, MEC/SEF, 1998.


  • FERRAZ, Beatriz. Construindo competências para o planejamento de Projetos Didáticos e Seqüências de Atividades na Educação Infantil. São Paulo, 2002 (mimeo).

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.