Sequência Didática: Alfabetização - Carnaval

Sequência Didática: Alfabetização - Carnaval
Sequência Didática: Alfabetização - Carnaval
Olá amigos e amigas do SÓ ESCOLA. Nesta postagem trago para vocês uma Sequência Didática para o carnaval com o objetivo de construir conhecimentos sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.

Objetivos específicos:
  • Ler e escrever textos conhecidos de memória, ajustando o oral ao escrito;
  • Refletir sobre algumas convenções ortográficas (para alunos alfabéticos).
Conteúdo:
  • Marchinhas de carnaval
Áreas do conhecimentoPortuguês, História

Anos: 1º e 
Tempo estimado: 1 mês

Material necessário: 

- CD de marchinhas de carnaval;

- Cópias das letras das músicas que serão trabalhadas.

Desenvolvimento: 

1º momento: 
Pergunte aos alunos quais marchinhas de carnaval eles conhecem e peça para que cantem. Selecione algumas letras das músicas para escrever em cartazes e organize momentos para cantar cada uma delas.  Leve as canções para os alunos escutarem.

2º momento 
Escolha uma marchinha para trabalhar por dia. Organize a turma em duplas, agrupando alunos com hipóteses próximas de escrita. Distribua uma cópia em letra maiúscula de forma para cada dupla e peça para que descubram qual das músicas já trabalhadas é aquela, justificando como chegaram à resposta. Em seguida, solicite que cantem a marchinha, acompanhando a leitura com o dedo. Circule pela sala, perguntando para cada dupla onde está escrita determinada palavra.

3ª momento 
Continue trabalhando com a marchinha da etapa anterior. Distribua para as duplas a letra da música recortada em versos (para os pré-silábicos e silábicos com ou sem valor sonoro convencional) ou em letras (para os silábicos-alfabéticos e alfabéticos), ajustando os desafios da atividade às possibilidades dos alunos.
Repita as atividades do 2º e do 3º momento com as letras das demais marchinhas selecionadas.

4º momento 
Distribua para cada dupla cópias de trechos de algumas marchinhas trabalhadas, sem o título para que tenham de fazer a leitura a fim de identificá-los. Entregar os textos a cada dupla, considerando que quanto mais parecidas as letras, maior será a dificuldade da tarefa. Garanta que todos justifiquem suas respostas.

Exemplo de atividade:
Localizar a marchinha "Ó abre alas":

Texto I
OH! JARDINEIRA PORQUE ESTÁS TÃO TRISTE?
MAS O QUE FOI QUE TE ACONTECEU?
FOI A CAMÉLIA QUE CAIU DO GALHO,
DEU DOIS SUSPIROS E DEPOIS MORREU.

Texto II
OLHA A CABELEIRA DO ZEZÉ
SERÁ QUE ELE É?
SERÁ QUE ELE É?

Texto III
Ó ABRE ALAS
QUE EU QUERO PASSAR
Ó ABRE ALAS
QUE EU QUERO PASSAR

5º momento 
Escolha apenas um trecho de uma das marchinhas trabalhadas e reproduza, em uma mesma folha, a letra correta junto com outras duas versões erradas, como no exemplo abaixo:

VOCÊ PENSA QUE CERVEJA É ÁGUA?
CERVEJA NÃO É ÁGUA NÃO
CERVEJA VEM DO ALAMBIQUE
E ÁGUA VEM DO LAGO

VOCÊ PENSA QUE CACHAÇA É ÁGUA?
CACHAÇA NÃO É ÁGUA NÃO
CACHAÇA VEM DO ALAMBIQUE
E ÁGUA VEM DO RIBEIRÃO

VOCÊ PENSA QUE CACHAÇA É SUCO?
CACHAÇA NÃO É SUCO NÃO
CACHAÇA VEM DO ALAMBIQUE
E SUCO VEM DO RIBEIRÃO

Os alunos precisam encontrar a versão correta e justificar porque as outras duas são erradas. 
Avaliação: 
Observação e registro dos progressos dos alunos em relação à construção do sistema de escrita.

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.