94% dos professores acreditam que falta interesse dos pais no desempenho escolar dos filhos

Dados de questionários da Prova Brasil de 2015 foram disponibilizados nesta segunda 20/03/2017

Todos os anos, diretores, professores e alunos do 5º e 9º ano participam da Prova Brasil para que a qualidade do Ensino Fundamental da rede pública seja avaliada. Além do exame aplicado às crianças e adolescentes, os envolvidos devem responder a uma série de perguntas que abordam desde a infraestrutura da instituição até relacionamento com a família. Nesta segunda 20/03, o QEdu, projeto que visa compilar dados da Educação brasileira, divulgou as informações referentes ao ano de 2015. No caso dos docentes, o que mais chama a atenção são os dados sobre a aprendizagem.
_______________


94% dos professores acreditam que falta interesse dos pais no desempenho escolar dos filhos
Foto reprodução (NOVA ESCOLA)
Para os professores, os fatores que mais impactam o desempenho dos estudantes são a falta de assistência e acompanhamento do pais (item mencionado por 94% dos educadores entrevistados), a falta de esforço do aluno (93%), o meio social dos alunos (83%), o nível cultural dos pais (82%) e indisciplina (68%). De acordo com a pesquisa, somente 12% dos professores acreditam que seus alunos chegarão à universidade.

As respostas dos docentes sobre o nível cultural das famílias são coerentes em relação a dados passados pelos alunos sobre acesso à cultura: 37% dos entrevistados do 5º ano dizem nunca ir ao cinema e 43% não vão a espetáculos de teatro, dança ou música. No caso dos adolescentes do 9º ano, 39% não saem para ver filmes e 49% não frequentam eventos culturais. Apesar disso, 97% dos pequenos do Fundamental I dizem que a família os incentiva a estudar, número que sobe para 98% entre os estudantes do Fundamental II.

Sobre a formação, os profissionais são categóricos: desejam ter mais oportunidades para aprender como ensinar. Dos respondentes, 88% querem participar de mais formações. Segundo 67% deles, a maior dificuldade é se capacitar para o trabalho com pessoas com deficiência. E apesar de a maioria (58%) afirmar já terem feito vários cursos, 41% dos docentes dizem não haver oferta na área de interesse deles.

Para saber mais dados sobre a Educação Pública brasileira no Ensino Fundamental clique aqui e confira os dados compilados pelo QEdu.

Por: Anna Rachel Ferreira

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.