Avaliação: O Sapo e a Borboleta - 4º ou 5º ano

Avaliação: O Sapo e a Borboleta - 4º ou 5º ano
Avaliação: O Sapo e a Borboleta - 4º ou 5º ano
Avaliação: O Sapo e a Borboleta - 4º ou 5º ano: Olá amigos e amigas do SÓ ESCOLA. Nesta postagem trago para vocês uma sugestão de Avaliação indicada para alunos do quarto ou quinto ano do Ensino Fundamental.


O SAPO e a BORBOLETA
“Sabia que sou mais bonita?”
A borboleta disse ao sapo:
“Pobre batráquio asqueroso,
O que você é se causa nojo!”
E o sapo, com toda a calma do mundo,
Assim respondeu a borboleta:
“Bonita é minha natureza anfíbia,
O que, também, me protege mais,
Rios e solo me dão guarida,
Brejos e até mesmo matagais!
O que você faz para se defender?”
“Livre viajo sobre todos os animais!”
E, num segundo, o sapo projetou a
Tamanha língua no espaço,
Acabando, assim, com o embaraço!

Dorival Pedro dos Santos. 
O livro dos acrósticos. Osasco (SP): Oriente das Acácias, 1994

Avaliação: O Sapo e a Borboleta - 4º ou 5º ano

1) Copie do texto:

a) 3 paroxítonas terminadas em ditongo ____________________
      
b) 2 oxítonas terminadas em “e”___________________

2) Assinale a alternativa correta para as questões abaixo relacionadas:

a) Não são paroxítonas as palavras:
(   ) todas – florestas - homens
(   ) espaço – natureza - contrário
(   ) poluídas – feia - suja
(   ) lugar – atrapalhar - aliás

b)
(    ) Todas as proparoxítonas são acentuadas
(    ) a palavra “árvore”é uma oxítona
(    ) Todas as oxítonas são acentuadas

3) Observe a tirinha abaixo e faça o que se pede:

Retire da tirinha acima as interjeições que houver  e classifique-as

_____________________________________________________

4) Assinale as palavras proparoxítonas:

(     ) óculos
(     ) biblioteca
(     ) patins
(     ) elétrico
(     ) pêssego
(     ) próximo
(     ) maneira
(     ) último
(     ) jabuti
(     ) romântico
(     ) está
(     ) difícil
(     )mínimo
(     ) relâmpago

5) Complete com “L”ou “U”

Esmera____da
BA_____nilha
Bacalha___
A___godoa____
Chape____
Cé______
So____dado
Jorna____
Me____
Trofé____
A____guém
Falo____

6) Classifique as interjeições abaixo:

a) Obá! O tapete é voador mesmo!__________

b) Ei! , amigo sapo, que tal virar príncipe? _________________

c) Ufa! Depois de tanta correria consegui chegar a tempo_______

d) Ai! Que dor de cabeça! ___________________

e) Parabéns! Você passou no concurso! __________

Agora, escreva uma frase com uma interjeição de:

Aversão  ______________________________
Desejo  _______________________________
Animação  ____________________________

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.