Plano de aula: A Lebre e a Tartaruga


Olá amigos e amigas do SÓ ESCOLA. Nesta postagem trago para vocês uma sugestão de plano de aula para trabalhar o gênero FÁBULA - A Lebre e a Tartaruga.
Plano de aula: A Lebre e a Tartaruga
Plano de aula: A Lebre e a Tartaruga
Confira outras sugestões de Planejamento - CLICANDO AQUI !
1º Momento: Apresentar o gênero fábula para a turma: "A Lebre e a Tartaruga"

Como trabalhar:

Contextualizar (autor, época, lugar) e ativação de conhecimentos sobre o texto.
O professor deverá conversar com os alunos sobre o que sabem acerca das fábulas: O que é uma fábula? Que fábulas eles conhecem? O que caracteriza uma fábula?


(Se necessário, O professor informa aos alunos que toda fábula encerra uma lição moral; que essa lição, muitas vezes, orienta as nossas ações; que conhecer e atribuir novos sentidos à essas lições é um desafio interessante; que os personagens das fábulas são animais...). Logo em seguida, o professor fará a leitura em voz alta da fábula. 

Leitura feita pelo professor: 

Ler o texto em voz alta para os alunos;
Fazer interrupções na leitura e estimular a verificação das hipóteses levantadas anteriormente;

2º Momento: Conversar sobre o texto: Indagações feitas pelo professor aos alunos:

Vocês já viram uma tartaruga? E uma lebre? Como ela é? Como se movimenta? Com que animal se parece? Como se movimenta? Onde vive? 

(Se necessário, o professor poderá informar aos alunos que a tartaruga nasce de ovos e se parece com jabuti e a lebre é um mamífero e que se parece com o coelho, porém mais veloz) 

3º momento: Ilustrar a História com pequenos vídeos sobre o assunto.

Algumas sugestões:

A Grande Corrida A Tartaruga e a Lebre

A tartaruga depositando ovos na areia

A velocidade da Lebre

4º Momento: Propostas para os alunos de diferentes níveis de leitura: 

Alunos que lê silabando:

  • Após a leitura do texto e exploração junto com a turma. Os alunos que leem silabando irão receber fichas de acordo com as imagens para ler e ordenar a história.(Textos em unidades menores).
  • Após ler e montar a sequência cada aluno irá ler para a professora, o grupo irá apresentar o trabalho de leitura/ mostrar a colagem no cartaz e ler para os colegas. 
  • Registrar o título da história e desenhar a parte que mais gostou.
  • Criar frases com as palavras abaixo:
  • (Lebre, Tartaruga)

Alunos que Lê sem fluência. 

  • Leitura individual e em grupo do texto/cartaz afixado na parede com o texto “A lebre e a tartaruga”. 
  • Pesquisar autor da fábula.
  • Ler a fábulas o coelho e a tartaruga, comparar as histórias, registrar e comentar a moral da fábula.
  • Receber o texto fatiado, para ler e colocar na sequência do cartaz.
Apresentar o para os Colegas.

Alunos com fluência.
  • Apresentar a leitura em xerox, para leitura individual e silenciosa. 
  • Leitura individual do texto e atividades de interpretação escrita (em anexo).
  • Ler outras fábulas e comparar com a fábula a “Lebre e a Tartaruga”.
  • Produzir outra fábula com base na fábula trabalhada em sala, porém, com o final diferente. 
1

2
Avaliação: A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica. Ao professor cabe se perceber nas várias formas de lidar com os diferentes ritmos dos alunos para aprender e realizar as atividades solicitadas.

Postado por Silvana Abreu

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.