Sequência de Atividades - História em Quadrinhos

Sequência de Atividades - História em Quadrinhos
Sequência de Atividades - História em Quadrinhos
Olá amigos e amigas do SÓ ESCOLA. Nesta sequência de atividades com Histórias em Quadrinhos, você poderá trabalhar com a busca por  pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferências), ampliando a compreensão do texto
* Postagem criada pela Ana Fernandes do blog Aprender pela Experiência 
Um saber importante que integra a capacidade de ler com compreensão diz respeito a prestar atenção nos componentes formais do texto: 

a) sua estrutura composicional, isto é, sua
organização em partes; 
b) os recursos linguísticos que emprega (por exemplo: se usa o discurso direto ou discurso indireto; se usa muitos diminutivos; em que tempo estão os verbos que
utiliza; se usa gíria, ou uma linguagem coloquial, ou linguagem muito culta; se tem mais frases
curtas ou mais frases longas); 
c) os recursos expressivos e literários a que recorre, como rimas, linguagem figurada, jogos de palavras, etc. 
Tudo isso – a estrutura composicional, os recursos linguísticos e os literários – são elementos importantes da construção do sentido dos textos e da capacidade de ler com compreensão.

Nesse trabalho de construir sentido produzindo inferências, os alunos podem se lembrar de outros textos conhecidos, construindo pontes intertextuais, e também utilizar-se de conhecimentos que já têm (do tema, da sociedade em geral, da língua, de sua própria experiência de vida). Ler nas entrelinhas, produzindo inferências é o jeito mais completo e mais gostoso de ler, porque proporciona ao leitor o prazer da descoberta, o sentimento de ser cúmplice do autor. É o que possibilita ao leitor dizer consigo mesmo: “Ah, então é isso!... Bem que eu desconfiei...” Os leitores iniciantes, ainda muito dependentes do processo de decodificação, precisarão mais da orientação do professor ou da professora para realizar inferências. Pode-se, por exemplo, recomendar-lhes buscar pistas auxiliares, como palavras em destaque, formatos gráficos e ilustrações; outras vezes poderá fazer uma leitura expressiva e completa do texto, com o objetivo de dirigir o foco para alguns elementos-chave para a compreensão.(Fonte: Pró letramento)

Nesta sequência você encontrará:
  • leitura e interpretação de história em quadrinhos;
  • onomatopeia;
  • trabalhando com os balões;
  • sinônimo e antônimo;
  • substantivo simples e composto; 

Sequência de Atividades - História em Quadrinhos

1

Leitura e interpretação de história em quadrinhos

2

3

4

O que é onomatopeia?

5

Trabalhando os balões da história em quadrinhos...

6

Sinônimo e antônimo 

7

Substantivos simples e composto

8

9

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.