Sequência didática - Africa na Educação Infantil

Sequência didática - Africa na Educação Infantil
Sequência didática - Africa na Educação Infantil

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ÁFRICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA – LINGUAGEM VERBAL, LINGUAGEM ARTÍSTICA, LINGUAGEM CORPORAL

A sequência didática também pode ser realizada com a turma do 1º ano do Ensino Fundamental.

JUSTIFICATIVA
A  obrigatoriedade do tema "História e Cultura Afro-brasileira e Africana" existe desde que foi aprovada a lei 10.639. A partir da sanção dessa lei, as instituições de ensino brasileiras passaram a ter de implementar o ensino da cultura africana, da luta do povo negro no país e de toda a história afro-brasileira nas áreas social, econômica e política.
No processo de aprendizado, a educação infantil poderá proporcionar experiências que promovam o debate entre relações  étnicas e culturais que cercam as crianças.
OBJETIVOS
Conviver com diferentes culturas e etnias  percebendo e valorizando as diferenças individuais e coletivas existentes, aprendendo a lidar com conflitos e a respeitar as diferentes identidades.
Conhecer-se e construir uma identidade pessoal e cultural de modo a constituir uma visão positiva de si e dos outros com quem convive, valorizando suas próprias características e as das outras crianças e adultos, superando visões racistas e discriminatórias.

Etapas
  1.    Ensinar a brincadeira de roda da palavra. Cantada – Roda Africana
  2.    Solicitar a pesquisa como tarefa a ser realizada juntamente com a família sobre brincadeiras africanas
  3.     Reunir e organizar as brincadeiras pesquisadas pelas famílias para as aulas de linguagem corporal e artística
  4. Convidar alguns familiares para ensinar a brincadeira para as crianças
  5. Levar as crianças a biblioteca para leitura de contos africanos
  6.   Levar as crianças para a biblioteca para pesquisa sobre a África (para isso, o professor deverá fazer uma pesquisa previamente para orientar as crianças onde e como procurar os livros)
  7.    Trabalhar a letra da música da palavra cantada na sequencia didática de linguagem verbal – pseud. leitura, localização de informações no texto, escrita de palavras no texto com letras móveis
  8.   Propor uma oficina de pinturas faciais e confecção de roupas para um baile a fantasia africano 
  9.     Propor atividades diversificadas com cantos com objetos e contexto da cultura africana
  10.   Convidar pessoa que entenda da cultura africana para uma entrevista (trabalhar com o procedimento de entrevista)
  11.  Procurar no globo terrestre o continente africano, como também os lugares descritos pela música da Palavra Cantada

 Avaliação

A avaliação será processual e acontecerá em cada fase do desenvolvimento das etapas de trabalho.

Sequência didática - Africa na Educação Infantil
1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.