Sequência Didática Páscoa

Sequência Didática Páscoa
Sequência Didática Páscoa
A sequência didática Páscoa tem a intenção de colocar os alunos em contato com práticas de linguagem oral e escrita, sendo que, ler, escrever, falar e escutar ganham dimensões práticas. 

As atividades apresentadas colocam o aluno diante de imagem e textos do cotidiano. Nosso objetivo é oferecer ao aluno uma forma de se perceber, realizando algumas “leituras" mesmo antes de “aprender a ler”. 

Veja outras sugestões sobre este tema:


Os trabalhos com linguagem oral que propomos a serem realizadas em sala de aula permitem desenvolver as habilidades de falar e de ouvir. Por meio do diálogo, do ouvir o outro, da conversa diária, da argumentação, da troca de opiniões, do exercício orientado, pretendemos desenvolver a capacidade de os alunos se expressarem oralmente com mais clareza e objetividade e de modo adequado à situação e aos interlocutores. 
As propostas que visam favorecer a apropriação do sistema de escrita têm lugar privilegiado nas atividades, sendo que, as propostas são, inicialmente, coletivas, a fim de que os alunos possam interagir e contar com o apoio da turma. No decorrer das atividades, os alunos encontrarão também propostas individuais. 

Objetivo: Reconhecer a Páscoa no processo ensino aprendizagem, através da oralidade e escrita.

Sequência Didática Páscoa
Sequência Didática Páscoa
_

Sequência Didática - Páscoa

Primeira aula:

APRESENTAÇÃO DO COELHO:

Numa caixa de sapato coloque um coelho (vivo). No primeiro momento, os alunos irão tocar, colocando a mão dentro da caixa sem olhar. No segundo momento, os alunos irão falar o que sentiram e o que está dentro da caixa. Depois dê dicas, é claro que, poderá algum aluno anteriormente ter adivinhado. Por fim, apresente o COELHO.

Escreva, num papel pardo, o nome COELHO, com ajuda das crianças, ou seja, falando as letras a ser usadas para escrever o nome dele. Durante essa atividade fale da verdadeira Páscoa que é Jesus e que o coelho é apenas um símbolo.

Produção textual coletiva:
Os alunos irão produzir um texto com a ajuda da professora, num papel pardo, onde irá ficar exposto na sala de aula, sobre a característica do COELHO. 
____________

Não deixe de ver também:
____________

Segunda Aula: 

Discutir com os alunos sobre a Páscoa:

Primeiro deixe as crianças falarem. Depois coloque o seu conhecimento. Mais uma vez chamo a atenção para a importância em falar sobre Jesus como sendo a verdadeira Páscoa.

Explicar os símbolos da Páscoa: 

os alunos em grupos receberão várias letras do alfabeto (móvel), antes de você falar sobre o símbolo,  fale o nome do símbolo os alunos irão formar a palavra, em seguida explique o símbolo. E assim por diante. Dependendo do nível da turma dê um modelo para as crianças copiarem.
Finalize com a atividade abaixo:

1
_
Terceira Aula: 

Música: 

DE OLHOS VERMELHOS

Faça a interpretação oral da música. Depois peça para as crianças desenharem, do jeito delas, um coelho que represente o texto. Exponha na parede da sala.

De olhos vermelhos;
De pêlos branquinhos;
De pulo bem leve;
Eu sou o coelhinho.

Sou muito assustado;
Porém sou guloso;
Por uma cenoura;
Já fico manhoso.

Eu pulo pra frente;
Eu pulo pra trás;
Dou mil cambalhotas;
Sou forte demais.

Comi uma cenoura;
Com casca e tudo.
Tão grande ela era...
Fiquei barrigudo! 

Se desejar complemente pedindo que as crianças circulem na música alguma palavras ditadas por você.  
_

Quarta Aula: 

Brincadeira - O COELHO ALFABÉTICO

1. Divida a turma em duas equipes, onde cada aluno recebe uma máscara de coelho  

2. Forme duas fileiras, no meio ficará a bola que será a cenoura;

3. Escreva em tarjas palavras relacionadas a Páscoa(você pode utilizar o nome dos símbolos da Páscoa) Coloque espalhadas em um canto afastado das crianças;

4. Em seguida fale uma das palavras. De cada fila sairá um aluno que procurará a palavra ditada, o aluno que achar a palavra primeiro fará ponto;
obs.: Em uma cartolina vá registrando os pontos. Escolha uma criança para fazer isso. Oriente-a primeiro.

5. Ganha o jogo quem conseguir mais palavras.

VOCÊ PODE VARIAR O JOGO UTILIZANDO O ALFABETO MÓVEL. AO DITAR A PALAVRA AS CRIANÇAS TERÃO QUE MONTÁ-LA COM O ALFABETO MÓVEL.
_

Quinta aula:

Receita:
 Bolo de cenoura
2
Confeccionar num papel pardo a receita. Depois explorar oralmente a quantidade de ingredientes. Desafie as crianças perguntando quanto de cada ingrediente usaríamos para duas receitas.

Preparar receita com os alunos e depois degustá-la. Não esqueça de expor todos os trabalhos das crianças.
Postado por CRISTIANE COSTA
Fonte: eduqueetransforme.blogspot.com.br

Deixo a seguir outras sugestões para trabalhar a PÁSCOA:


Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.