Sugestão de Atividade para o nível pré-silábico

Sugestão de Atividade para o nível pré-silábico
Sugestão de Atividade para o nível pré-silábico
Sugestão de Atividade para o nível pré-silábico: As atividades sugeridas abaixo irão preparar a criança para um melhor desempenho nas atividades escritas e darão suporte durante todo o processo de alfabetização.

Trabalho intenso com os nomes das crianças, destacando as letras iniciais - atividades variadas com fichas, crachás e alfabeto móvel.
Contato com farto e variado material escrito - revistas, jornais, cartazes, livros, jogos, rótulos, embalagens, textos do professor e dos alunos, músicas, poesias, parlendas, entre outros.

OBSERVAÇÃO DE ATOS DE LEITURA E ESCRITA:

  • Audição de leitura com e sem imagem - notícias, propagandas, histórias, cartas, bilhetes etc.
  • Hora de leitura - livros, revistas e jornais à escolha da criança.
  • Atividades de escrita espontânea - listas, relatórios, auto-ditado.

ATIVIDADES PARA DISTINÇÃO DE LETRAS E NUMERAIS:

  • Manipulação intensa do alfabeto móvel;
  • Desenho livre, pintura, modelagem, recorte, dobradura.
  • Caixa com palavras ou nomes significativos - de cada aluno ou da classe;
  • Classificação de palavras ou nomes que se parecem - as que começam com a mesma letra, as que possuem o mesmo número de letras, palavras grandes e pequenas etc.
  • Memorização de como se escrevem algumas palavras (fonte de conflito).

JOGOS DIVERSOS

  • bingo de letras, de iniciais de nomes, de nomes e outros;
  • memória de letras, nomes, desenhos;
  • dominós associando nomes e iniciais, desenhos, letras;
  • baralho de nomes, figuras;
  • quebra-cabeças variados com gravuras, nomes, letras;
  • pescaria de nomes, letras iniciais ou de letras do alfabeto.

JOGOS COM CARTÕES:

  • parear cartões com nomes iguais;
  • parear cartões com desenhos;
  • parear cartões com letras.

JOGOS COM ALFABETO MÓVEL:

  • cobrir fichas ou crachás;
  • formar o próprio nome e os dos colegas à vista do modelo;
  • separar e agrupar letras iguais;
  • classificar letras segundo número de aberturas e hastes, partes fechadas e hastes, curvas ou retas.

ÁLBUNS:

  • de rótulos e embalagens;
  • de nomes e retratos ou auto-retrato;
  • da história de vida da criança.

JOGOS E BRINCADEIRAS ORAIS: 

  • com rimas;
  • adivinhações;
  • telefone sem fio;
  • hora de surpresa;
  • recados orais;
  • jornal falado.

OUTRAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS:

  • leitura de poesias e quadrinhos, parlendas, músicas etc.
  • planejamento da rotina do dia;
  • avaliação dos trabalhos do dia;
  • relatório oral de experiências;
  • histórias mudas;
  • produção de texto oral – coletivo;
  • conversa informal;
  • correio;
  • etiquetação de objetos;
  • estudo e interpretação de gravuras;
  • jogos de atenção;
  • análise e síntese de palavras;
  • interpretação oral de textos;
  • reescrita com representação através de desenhos do texto trabalhado;
  • reconto e reescrita de histórias;
  • auto ditado e escritas espontâneas.
É necessário imaginação pedagógica para dar às crianças oportunidades ricas e variadas de interagir com a linguagem escrita.

*Está postagem foi escrita pela CRISTIANE COSTA - do excelente blog Eduque e Transforme

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.