Sugestão de Atividade para o nível pré-silábico |
Trabalho intenso com os nomes das crianças, destacando as letras iniciais - atividades variadas com fichas, crachás e alfabeto móvel.
Contato com farto e variado material escrito - revistas, jornais, cartazes, livros, jogos, rótulos, embalagens, textos do professor e dos alunos, músicas, poesias, parlendas, entre outros.
OBSERVAÇÃO DE ATOS DE LEITURA E ESCRITA:
- Audição de leitura com e sem imagem - notícias, propagandas, histórias, cartas, bilhetes etc.
- Hora de leitura - livros, revistas e jornais à escolha da criança.
- Atividades de escrita espontânea - listas, relatórios, auto-ditado.
ATIVIDADES PARA DISTINÇÃO DE LETRAS E NUMERAIS:
- Manipulação intensa do alfabeto móvel;
- Desenho livre, pintura, modelagem, recorte, dobradura.
- Caixa com palavras ou nomes significativos - de cada aluno ou da classe;
- Classificação de palavras ou nomes que se parecem - as que começam com a mesma letra, as que possuem o mesmo número de letras, palavras grandes e pequenas etc.
- Memorização de como se escrevem algumas palavras (fonte de conflito).
JOGOS DIVERSOS
- bingo de letras, de iniciais de nomes, de nomes e outros;
- memória de letras, nomes, desenhos;
- dominós associando nomes e iniciais, desenhos, letras;
- baralho de nomes, figuras;
- quebra-cabeças variados com gravuras, nomes, letras;
- pescaria de nomes, letras iniciais ou de letras do alfabeto.
JOGOS COM CARTÕES:
- parear cartões com nomes iguais;
- parear cartões com desenhos;
- parear cartões com letras.
JOGOS COM ALFABETO MÓVEL:
- cobrir fichas ou crachás;
- formar o próprio nome e os dos colegas à vista do modelo;
- separar e agrupar letras iguais;
- classificar letras segundo número de aberturas e hastes, partes fechadas e hastes, curvas ou retas.
ÁLBUNS:
- de rótulos e embalagens;
- de nomes e retratos ou auto-retrato;
- da história de vida da criança.
JOGOS E BRINCADEIRAS ORAIS:
- com rimas;
- adivinhações;
- telefone sem fio;
- hora de surpresa;
- recados orais;
- jornal falado.
OUTRAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS:
- leitura de poesias e quadrinhos, parlendas, músicas etc.
- planejamento da rotina do dia;
- avaliação dos trabalhos do dia;
- relatório oral de experiências;
- histórias mudas;
- produção de texto oral – coletivo;
- conversa informal;
- correio;
- etiquetação de objetos;
- estudo e interpretação de gravuras;
- jogos de atenção;
- análise e síntese de palavras;
- interpretação oral de textos;
- reescrita com representação através de desenhos do texto trabalhado;
- reconto e reescrita de histórias;
- auto ditado e escritas espontâneas.
É necessário imaginação pedagógica para dar às crianças oportunidades ricas e variadas de interagir com a linguagem escrita.
*Está postagem foi escrita pela CRISTIANE COSTA - do excelente blog Eduque e Transforme
0 comentários: