Análise da Escrita Alfabética

Análise da Escrita Alfabética
Análise da Escrita Alfabética
Dispomos, atualmente, de uma série de teorias e pesquisas demonstrando que o alfabeto é um sistema notacional, com propriedades que o aprendiz precisa compreender, reconstruindo-as em sua mente.

Em função de tais evidências precisamos garantir um ensino sistemático através de atividades reflexivas que desafiem o aprendiz a compreender como a escrita alfabética funciona, para poder dominar suas convenções letra-som.
  • A criança precisa perceber que a escrita nota os sons da fala e os nomes dos objetos. É assim que o processo da construção do conhecimentos acontece de acordo com a psicogênese.
Escreve-se com letras, que não podem ser inventadas, que têm um repertório finito e que são diferentes de números e de outros símbolos.
As letras têm formatos fixos e pequenas variações produzem mudanças na identidade das mesmas (p, q, b, d), embora uma letras assuma formatos variados (P, p, P, p).

A ordem das letras no interior da palavra não pode ser mudada.

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