Capacidades da Alfabetização - Orientações para a Organização do Ciclo Básico de Alfabetização

Nesta postagem trago para vocês "Capacidades da Alfabetização". Este volume é uma versão ampliada e modificada de "Alfabetizando", caderno que integra a coleção "Orientações para a Organização do Ciclo Básico de Alfabetização", elaborada pelo Ceale por solicitação da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.
Capacidades da Alfabetização - Orientações para a Organização do Ciclo Básico de Alfabetização
Capacidades da Alfabetização - Orientações para a Organização do Ciclo Básico de Alfabetização
Este volume se organiza em torno de dois objetivos:

  • sistematizar e discriminar capacidades relevantes a serem atingidas pelas crianças, ao longo dos três primeiros anos do Ensino Fundamental de nove anos;

  • oferecer para reflexão e discussão do professor alfabetizador uma indicação daquilo que cada criança deverá ser capaz de realizar, progressivamente, ao longo de cada período.

Em razão desses objetivos, este volume se presta a três principais usos. Em primeiro lugar, é
material para que o professor aprofunde seus conhecimentos sobre as capacidades que concorrem para o aprendizado da língua escrita. É, assim, material para estudo.
Em segundo lugar, é instrumento para organização do processo de ensino-aprendizado, pois não apenas discrimina capacidades a serem atingidas, como também as distribui ao longo do tempo escolar, constituindo, assim, uma base inicial para o planejamento do ensino. É, desse modo, instrumento de trabalho.

Em terceiro lugar, é fonte de consulta para o estudo dos demais volumes que compõem esta Coleção, na medida em que as capacidades da alfabetização, sua descrição e sua distribuição ao longo do período escolar são o ponto de partida para a realização de diagnósticos (volume 3), para o planejamento do ensino (volume 4) e para a avaliação e o acompanhamento do aluno (volume 5).

Para, de fato, prestar-se a esses usos, este volume não se organiza como um livro qualquer, mas de uma maneira diferente, que o aproxima de um dicionário ou enciclopédia, modos de organizar conhecimentos para serem mais facilmente localizados:

nesta primeira parte, além dos objetivos e da organização de suas seções, apresentamos os fundamentos que orientaram a seleção das capacidades, sua caracterização e distribuição ao longo dos três primeiros anos do Ensino Fundamental.
  • a segunda parte apresenta, na forma de verbetes (veja o exemplo na página anterior), os principais conceitos utilizados ao longo de toda a Coleção, como os de alfabetização e de letramento.
  • na terceira parte, por fim, apresentamos quadros que distribuem as capacidades ao longo do período e verbetes que as descrevem e caracterizam.
  • Assim, trata-se de um volume muito parecido com um dicionário ou enciclopédia. Pode ser utilizado como um desses gêneros de livros, quando for o caso, ou como um livro comum, a ser estudado, quando necessário.
________________

Para ter acesso ao volume completo em PDF confira o link a seguir e faça o DOWNLOAD:


Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.