Dinâmicas para Dia das Mães - Sala de Aula e Empresas. Atividades que falam sobre o relacionamento das mães com os filhos e a integração com professores e coordenadores da escola.
Dinâmica para Dia das Mães - O rolo de barbante |
É muito comum em escolas do ensino médio e fundamental atividades relacionadas ao dia das mães. Nosso objetivo é oferecer dinâmicas de dia das mães que possam ser aplicadas em escolas, instituições de ensino e para alunos de todas as idades. Dinâmicas de grupo para o dia das mães é uma maneira de integrar pais, alunos, professores, coordenadores e funcionários da escola em atividades onde todos possam participar, é muito importante que os pais façam essa integração e que participem ativamente do planejamento escolar e da educação de seus filhos.
→ Confira outras postagens sobre o Dia das Mães - Clique Aqui.
A proposta das brincadeiras para o dia das mães é o de fornecer jogos cooperativos que possam ajudar a “unir pessoas, reforçar a confiança em si mesmo e nos outros…” (SOLER, 2008). A idéia do autor Soler apresenta a necessidade e o dever da colaboração mutua, entre os membros da equipe (comum nas empresas). Mas esta mãe trabalhadora, poderá ter uma semana ou um dia diferente com a ajuda de algumas dinâmicas especiais, pois não seria, o trabalho um grande jogo para adultos? Onde existe competição, colaboração, regras imutáveis, busca por mais conhecimentos e resultados, parcerias, entre outras necessidades do cotidiano de um ser humano?
Brincadeiras para Dia das Mães - O rolo de barbante
O objetivo dessa brincadeira de dia das mães é integrar o grupo, alunos, mães, professores e coordenadores com o propósito de apresentar conceitos de relacionamentos e integração pessoal.
Essa é uma dinâmica muito simples, fácil de fazer e que dá excelentes resultados.
Essa atividade pode ser feita em sala de aula com professores e alunos ou se a escola permitir, o professor pode fazer um convite as mães dos alunos para que essas compareçam num determinado dia para o desenvolvimento da dinâmica.
Primeiramente todos os participantes devem formar um círculo, podem estar sentados ou em pé.
Estando todos presentes o coordenador deve providenciar um rolo de barbante, segurando a ponta do barbante o rolo é lançado para um dos participantes, o coordenador sempre segurará a linha, esse participante, pode ser um aluno ou uma mãe deverá responder algumas perguntas previamente definidas como por exemplo:
Para uma mãe: O que você poderia dizer sobre como seu filho vê a instituição de ensino e o que pode ser feito para melhorar tanto nas instalações quanto no ensino.
Para um aluno: O que você gostaria de ser quando adulto e por que?
Para um professor, pergunta de mãe: Como tem sido o progresso da sala de aula neste semestre?
E assim por diante, cabe ao coordenador preparar as perguntas e deixá-las no quadro negro para que pais, alunos e demais participantes possam ler ou se preferirem fazer suas próprias perguntas.
Cada pessoa que recebe o rolo deve responder uma pergunta, depois segura a linha e joga o rolo para outro participante, e assim por diante.
No final teremos uma grande teia de barbante, nesse momento o coordenador deve explicar que essa teia representa os laços e relacionamentos criados durante a atividade e que devem ser mantidos para um progresso tanto da instituição, quanto dos professores, alunos e pais.
A teia de relacionamentos será a base para que os alunos entendam que no mundo globalizado e dominado pela internet os relacionamentos podem ser determinantes na formação e do progresso pessoal e profissional do aluno.
0 comentários: