Estratégia Didática – Aula expositiva dialogada

Estratégias didáticas podem ser definidas como a arte de aplicar ou explorar os meios e condições favoráveis e disponíveis, visando atingir objetivos específicos.

Estratégia Didática – Aula expositiva dialogada
Estratégia Didática – Aula expositiva dialogada
O trabalho docente não trata apenas de um conteúdo, mas de um processo que envolve um conjunto de pessoas na construção de saberes. Assim, a escolha das estratégias, deve levar em consideração o conhecimento do aluno, seu modo de ser, de agir, de estar, além de sua dinâmica pessoal.

Estratégia Didática – Aula expositiva dialogada

O que é?

É a exposição do conteúdo com a participação ativa dos estudantes, cujo conhecimento prévio deve ser considerado e pode ser tomado como ponto de partida.

O professor leva os alunos questionarem, interpretarem e discutirem o objeto de estudo, a partir do reconhecimento e confronto com a realidade. Deve favorecer análise crítica, resultando na produção de novos conhecimentos. Propões a superação da passividade e imobilidade intelectual dos alunos.

O que mobiliza?

Estratégias didáticas como essa mobilizam nos alunos a coleta e organização de dados, interpretação, raciocínio crítico, comparação e capacidade de síntese.

Como funciona

O docente contextualiza o tema de modo a mobilizar as estruturas mentais do aluno para operar com informações que este traz (conhecimento prévio), articulando-as ás que serão apresentadas.

A exposição, que deve ser bem preparada, requer a participação dos alunos como ao solicitar exemplos e buscar o estabelecimento de conexões entre a experiência vivencial dos participantes, o objeto estudado e o todo da disciplina.

É importante ouvir o estudante, buscando identificar sua realidade e seus conhecimentos prévios, que podem mediar a compreensão crítica do assunto e problematizar essa participação.

O forte dessa estratégia é o dialógo*, com espaço para questionamentos, críticas e solução de dúvidas. É imprescindível que o grupo discuta e reflita sobre o que está sendo tratado, a fim de que uma síntese integradora seja elaborada por todos.

Como avaliar os resultados?

A avaliação de estratégias como essa pode ser feita pela observação da participação dos estudantes contribuindo na exposição, perguntando, respondendo, acompanhando a compreensão e a análise dos conceitos apresentados e construídos.

Pode-se usar diferentes formas de obtenção da síntese pretendida na aula: de forma escrita, oral, pela entrega de perguntas, esquemas, portfólio , sínteses variadas, complementação de dados no mapa conceitual e outras atividades complementares a serem efetivadas em continuidade pelos estudantes.

*Vale ressaltar que estratégias como essa, em que o aluno é solicitado falar requer paciência e muito planejamento. Assim como estamos acostumados a dar aulas expositivas, os alunos não estão acostumados a ter que participar. Se ambientar a uma nova forma de aula, mais participativa, pode levar algumas aulas.

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.