Estratégias e exercícios para alunos com Déficit de Atenção

Confira várias estratégias e sugestões de exercícios para alunos com déficit de atenção.
Estratégias e exercícios para alunos com Déficit de Atenção
Nesta postagem trago para vocês várias estratégias e sugestões de exercícios para alunos com déficit de atenção.

Veja Mais:

A pessoa que tem dificuldade de aprendizagem é afetada em toda sua totalidade, ela sofre pela desvalorização e críticas que provém dos demais, pela subestimação que sente por não conseguir cumprir com aquilo que espera de si mesma, e com que os outros esperam principalmente no ambiente familiar. O fracasso na aprendizagem toca tanto o ser íntimo, como o social, justamente pelo lugar que tem o sucesso social em nosso mundo.

Podemos dizer que o baixo rendimento escolar converteu-se em sinônimo de fracasso na vida. O sujeito é construído perseguindo as ideias que lhe são propostas ao longo de sua existência. Deste modo é o produto dessas identificações sucessivas que formam a trama do ser eu.

Ocorre que nas sociedades ocidentais o sucesso, o dinheiro, a posse de bens e o poder que se desprende de tudo isso, representam o ponto mais alto dos valores que cada um sonha em possuir.

Confira várias estratégias e sugestões de exercícios para alunos com déficit de atenção.Desta forma, triunfar na escola constitui uma perspectiva de conseguir mais adiante uma boa situação e, em consequência, ter a possibilidade de acessar o consumo de bens. O baixo rendimento escolar pressupõe a renuncia a tudo isso. Os problemas específicos de aprendizagem se expressam de diferentes formas e afetam distintas competências, é muito difícil observar as dificuldades de maneira isolada. É imprescindível ressaltar que na realidade as dificuldades podem surgir em mais de uma das áreas estudadas ou um sintoma pode devido a mais de uma causa. Neste caso, a análise de cada situação individual permitirá um trabalho mais efetivo.


Para iniciar o nosso módulo abordaremos algumas estratégias que podem ser desenvolvidas com as crianças no que se refere a déficits de atenção.

Estratégias em sala de aula

  • Sentar a criança numa área silenciosa.
  • Sentar a criança perto de alguém que seja um bom modelo a seguir.
  • Sentá-la próximo de algum colega que possa apoiá-la em sua aprendizagem.
  • Orientar a atenção da criança para a tarefa que será iniciada. É importante ajudá-la a descobrir e selecionar a informação mais importante, organizá-la e sistematizá-la.
  • As rotinas de trabalho devem ser claras. Devem ser evitadas, na medida do possível variações imprevistas.
  • Não é conveniente fazer atividades com limites de tempo. Isto pode favorecer condutas impulsivas.
  • Permitir um tempo extra para completar seus trabalhos.
  • Encurtar períodos de trabalho de modo a coincidirem com seus períodos de atenção.
  • Dividir os trabalhos que lhes sejam dados em partes menores de modo que elas possam completá-lo.
  • Dar assistência à criança para que ela se coloque metas a curto prazo.
  • Entregar os trabalhos um de cada vez.
  • Exigir delas menos respostas corretas que do restante da turma.
  • Reduzir a quantidade de deveres de casa.
  • Dar instruções tanto orais como escritas.
  • Tentar envolver a criança na apresentação dos temas.
  • Estabelecer sinais secretos entre a criança e o professor para poder fazê-lo notar quando está começando a se distrair.
  • É importante que estas crianças estejam em ambientes de trabalho motivantes, com tarefas que sejam significativas para elas. Deve-se atrair o seu interesse e apresentar a ela tarefas que sejam desafiantes. Existia a crença que seria conveniente que estivessem em ambientes de trabalhos com poucos estímulos porque tudo lhes chama atenção; no entanto, agora se sabe que é importante proporcionar-lhes uma estimulação adequada, num ambiente que seja estimulante para estas crianças que tem déficit de atenção.
Não deixe de ver: 

Exercícios lúdicos

1- Mar e terra:

É desenhada no chão uma linha ou pode ser feita com fita adesiva. Pede-se às crianças que se coloquem à esquerda da linha e dizemos a elas: agora vocês estão no mar… Onde vocês estão? As crianças respondem: no mar. O professor continuará dizendo: quando eu disser terra todos devem pular para o outro lado. Os pés devem estar juntos no mesmo local. Então o professor irá dizendo terra, mar, terra, mar, terra, terra etc. Os que se equivocam vão sendo eliminados.

Obs: Nesta atividade poderá ser trabalhada a motricidade, lateralidade e déficit de atenção dos alunos.
_________________

Quem enxerga melhor
Cada criança tem papel e lápis. O professor deve dizer uma letra do alfabeto e as crianças devem escrever o maior número de objetos que estejam na sala e que comecem com essa letra. Este jogo pode ser repetido com cores.

Obs: Trabalhar com séries em que a criança já sabe escrever. Trabalhar as cores e a escrita, assim como o déficit de atenção do aluno.
_________________

Intercâmbio de pessoas
As crianças colocam-se em círculo e se olham, tentando recordar a posição de cada um dentro do círculo. Uma das crianças deve sair da sala e duas das crianças do círculo devem mudar de posição. Ao retornar à sala a criança que estava fora deve descobrir quais são as crianças que trocaram de lugar.

Obs: neste jogo pode ser trabalhado motricidade, orientação espacial, lateralidade, déficit de atenção.

Exercícios visuais

Com letras
 – Mostrar uma variedade de letras variadas, pedir à criança que pinte todas as letras semelhantes à do enquadramento.

Estratégias e exercícios para alunos com Déficit de Atenção

Obs: trabalha a atenção, conhecimento de letra, e até mesma se existe confusão com estas letras que pode ser um indício de dislexia a ser averiguado.

Com figuras geométricas 

– Pede-se à criança que faça um círculo ao redor das figuras que são iguais à do enquadramento:
Estratégias e exercícios para alunos com Déficit de Atenção

Obs: trabalha-se a atenção, concentração, conhecimento de figuras geométricas

Figuras iguais 

– Pedir à criança que identifique as figuras que são iguais, e pinte-a:


Obs: Trabalha-se conhecimento de cores, figuras geométricas, a atenção e concentração das crianças.

______________________

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.