Sequência Didática - Carta

Sequência Didática - Carta
Sequência Didática - Carta
Sequência Didática - Carta: Os meios de comunicação já não são os mesmos. Hoje, as crianças nascem conectadas e as antigas formas de comunicação caem no esquecimento. A proposta deste Plano de Aula é resgatar a prática de enviar cartas e mostrar às crianças que existem muito mais maneiras de se comunicar do que apenas no ambiente virtual.

→ Confira outras Sequências prontas - CLICANDO AQUI

OBJETIVOS:
  • Trabalhar a carta como meio de comunicação;
  • Treinar a escrita do próprio nome;
  • Entender a função dos correios e do carteiro.
FAIXA ETÁRIA DE 5 A 6 ANOS

Primeiro momento – Sensibilização


Inicie a aula explicando e instigando os alunos sobre os vários tipos de meios de comunicação.

Destaque a carta e apresente uma já recebida por meio dos Correios, dizendo que é um meio de comunicação que você dispõe para a troca de mensagens escrita, além de encomendas/objetos.

Sequência Didática - CartaCrie um clima de suspense, questionando sobre o que se trata a carta, o que há por fora do envelope, por que, e, finalmente, o que haverá dentro. 

OBSERVAÇÃO:

Seria interessante apresentar uma carta, confeccionada em tamanho grande, além da apresentada em tamanho normal, para melhor visualização das crianças e deixa-la exposta na parede da sala.

Segundo momento – Procedimento para a escrituração da carta 


MATERIAIS:

- Folha para escrituração da carta;
- Envelope para o envio da carta;
- Etiqueta para a lacração da carta. 

Divida os alunos e distribua os nomes para quem eles terão que enviar a carta. Assim, todos participam recebendo, cada um, uma correspondência. 

PROCEDIMENTO PARA A ESCRITURAÇÃO DA CARTA:

- A carta poderá conter escrita ou desenho. 
- Toda carta precisa ser assinada, ou seja, na parte final  dela, os alunos terão que colocar o seu nome, indicando, assim, quem escreveu. 

Terceiro momento – Preenchendo o envelope


O envelope deve ser preenchido de forma que possa colocar as informações referentes ao destinatário (pessoa que deverá receber) e ao remetente (pessoa que está enviando). Utilize a carta cartaz como referencial para melhor visualização das crianças.

As informações sobre o destinatário ficam na frente do envelope, onde é colado o selo, já as informações referentes ao remetente devem ser colocadas na parte detrás do envelope, que é o lado com abas.

Pronto, agora é só colocar a carta dentro do envelope, fechá-la com uma etiqueta para lacrar e enviá-la pelos Correios.



Quarto momento – Transformando em realidade


Prepare o ambiente como se fosse uma agência dos Correios. Se puder visite uma agência. Se organize com antecedência, não esqueça de comunicar a coordenação da escola para que haja um trabalho em parceria.

MATERIAIS:

- Selo (adquirido nos Correios)
- Carimbo
- Caixa de correio

É importante que os alunos entendam que, para uma carta chegar ao seu destino, é preciso selo e carimbo – explicar que quem faz esse serviço e produz esse material são os Correios.

Separe um aluno para selar e carimbar as cartas.

Após, o aluno deverá colocar sua carta na caixinha do correio.

Agora é só esperar o fim da aula que o carteiro (aluno) irá entregar as correspondências.

Aproveite esse momento e abra um espaço para passar informações sobre a profissão e função de um carteiro.

MÃOS À OBRA!

Confecção da Caixa de Correio

 Materiais:

  • 1 caixa de sapato
  • Pedaço de papelão ou papel cartão
  • 1 folha de color set amarelo
  • 1 m de tubo PVC com tampa para os dois lados
  • 2 capas de caderno dura
  • Papel de bala de coco vermelho
  • Papel de bala de coco (frufru) verde
  • Cola branca
  • Cola quente
  • Tesoura
  • Estilete
  • Tinta acrílica fosca vermelha
  • Pincel
  • 1 tira de papel color set azul claro
  • Marcador permanente
Florzinhas para enfeitar

Modo de fazer




Dica esperta! 

Agora, como os alunos já conhecem todo o procedimento de como escrever e enviar uma carta, a professora poderá pedir, como lição de casa, para eles prepararem outras cartas para seus amiguinhos, porque, no outro dia, a caixinha de correio estará esperando por eles para depositarem nela suas cartas.

Quinto momento - Conhecendo uma Agência dos Correios

Realizar com a turma uma visita até a Agência de Correios do seu bairro/município, previamente escrever uma carta seguindo todos os passos anteriores a fim de postá-la, para isso, poderia ser feito um AMIGO OCULTO entre os alunos que deveriam enviar a carta para o colega sorteado.

A carta poderá estar acompanhada de uma bela ilustração.

Registrar a visita por meio de fotografias e expor em um mural em sala de aula.

Construir um texto coletivo  sobre o passeio.

Após o recebimento das cartas nas residências dos alunos, fazer uma roda de conversa para relatarem sobre a atividade.

Sugestões: 

Convidar um carteiro para visitar a turma e conversar contando sobre sua profissão.

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.