SEQUÊNCIA DIDÁTICA: GENTE TEM SOBRENOME

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: GENTE TEM SOBRENOME
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: GENTE TEM SOBRENOME
A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE É ALGO EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA A ESTRUTURA DA PERSONALIDADE, DAS RELAÇÕES COM SIGO MESMO, COM OUTRAS PESSOAS E COM O MUNDO. A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE ESTÁ INTIMAMENTE RELACIONADA AO CONHECIMENTO DO NOME E SOBRENOME, COMO TAMBÉM COM A CONSTRUÇÃO DE UMA AUTOIMAGEM POSITIVA. ASSIM FAZ-SE NECESSÁRIO ENTÃO O DESENVOLVIMENTO DESSA PROPOSTA DE ATIVIDADE.
GENTE TEM SOBRENOME - Toquinho 

Todas as coisas têm nome 
Casa, janela e jardim 
Coisas não têm sobrenome 
Mas a gente sim

Todas as flores têm nome 
Rosa, camélia e jasmim 
Flores não têm sobrenome 
Mas a gente sim 

O Chico é Buarque, Caetano é Veloso 
O Ari foi Barroso também 
E tem os que são Jorge, tem o Jorge Amado 
Tem outro que é o Jorge Ben 

Quem tem apelido, Dedé, Zacarias 
Mussum e a Fafá de Belém 
Tem sempre um nome e depois do nome 
Tem sobrenome também 

Todo brinquedo tem nome 
Bola, boneca e patins 
Brinquedos não têm sobrenome 
Mas a gente sim

Coisas gostosas têm nome 
Bolo, mingau e pudim 
Doces não têm sobrenome 
Mas a gente sim

1º DIA
ESCREVER O POEMA INTEIRO EM UM CARTAZ;
APRESENTAR O POEMA ÀS CRIANÇAS: COMENTAR SOBRE DE QUE GÊNERO SE TRATA E FALAR SOBRE QUEM ESCREVEU(FALAR SOBRE QUEM É TOQUINHO);
LER O POEMA EM VOZ ALTA  PARA AS CRIANÇAS;
QUESTIONAR: QUAL É O NOME DO POEMA? FALA SOBRE O QUÊ?;
CHAMANDO A ATENÇÃO PARA AS DUAS PRIMEIRAS ESTROFES QUESTIONAR: QUAL É O NOME DAS COISAS QUE APARECE NA PRIMEIRA ESTROFE? E NA SEGUNDA?
TODAS AS COISAS TÊM NOME 
CASA, JANELA E JARDIM 
COISAS NÃO TÊM SOBRENOME 
MAS A GENTE SIM 

TODAS AS FLORES TÊM NOME 
ROSA, CAMÉLIA E JASMIM 
FLORES NÃO TÊM SOBRENOME 
MAS A GENTE SIM 

LISTAR NA LOUSA OS NOMES DAS COISAS DO POEMA QUE AS CRIANÇAS FOREM CITANDO E FAZER A LEITURA ORAL COLETIVA COM ELAS(NESSE MOMENTO VOCÊ PODE CONSTRUIR UM CARTAZ COM NOMES DE PESSOAS E NOME DE COISAS);

CONVERSAR COM AS CRIANÇAS: TODAS AS COISAS TEM NOME? E NÓS, TEMOS NOMES? OS NOMES DAS PESSOAS PODEM SER IGUAIS? QUANDO AS PESSOAS TEM NOMES IGUAIS O QUE É QUE É QUE FAZ A DIFERENÇA?
COMENTAR: ASSIM COMO AS COISAS TEM NOME, NÓS TAMBÉM TEMOS UM NOME PELO QUAL SOMOS CHAMADOS PELAS PESSOAS;
DISCUTIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO NOME;
PEDIR PARA QUE CADA CRIANÇA FALE SOBRE O SEU NOME(ESCREVER NA LOUSA OU CARTOLINA EM ORDEM ALFABÉTICA);
PERGUNTAR QUEM É QUE TEM O NOME COMEÇADO PELA LETRA: A, B, C E ASSIM SUCESSIVAMENTE;
QUESTIONAR SE A CRIANÇA GOSTA DO NOME E PORQUÊ?;
COMENTAR SOBRE A QUESTÃO DO PRECONCEITO QUE NÃO DEVE EXISTIR EM RELAÇÃO A NENHUM NOME;
LER COLETIVAMENTE A LISTA DE NOMES SINALIZANDO A PRIMEIRA LETRA DO NOME DE CADA UMA, LETRA FINAL,SONS DAS SÍLABAS INICIAL E FINAL, QUANTIDADE DE LETRAS;
CHAMAR O ALUNO ENTREGANDO SEU CARTÃO COM SEU NOME ESCRITO.

ATIVIDADE ESCRITA

COM O CARTÃO, AS CRIANÇAS SERÃO CONVIDADAS A ESCREVER SEUS NOMES NO CADERNO. PEDIR PARA QUE OS ALUNOS ESCREVAM EMBAIXO DO NOME: PRIMEIRA E ÚLTIMA LETRA DO NOME, SONS DAS SÍLABAS INICIAL E FINAL, QUANTIDADE DE LETRAS, VOGAIS E CONSOANTES.
SUGESTÃO:

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: GENTE TEM SOBRENOME
1

OBS.: VOCÊ PODE IMPRIMIR E XEROCAR PARA SEUS ALUNOS OU PEDIR QUE ELES COPIEM NO CADERNO.

2º DIA
LEIA NOVAMENTE O POEMA, APONTANDO COM O DEDO CADA PALAVRA;
SOLICITE QUE AS CRIANÇAS PESQUISEM EM REVISTAS E LIVROS GRAVURAS DE COISAS QUE APARECEM NO POEMA OU NÃO;
COLE EM UM CARTAZ (COLETIVO) E EXPONHA NA SALA DE AULA;
DEPOIS MOSTRAR O CARTÃO COM O NOME DAS CRIANÇAS SEM FALAR O NOME ESPERANDO QUE O DONO OU UM COLEGA O RECONHEÇA;
REALIZAR A BRINCADEIRA DA CAIXA
BRINCADEIRA DA CAIXA
caixa com um espelho dentro, embrulhada como presente 
conversar com as crianças antes explicando que vai passar a caixinha surpresa que tem um presente para cada um dentro, que ao som da música quando for dado o sinal, a criança deverá abrir a caixa e olhar lá dentro, mas não deverá contar a ninguém o que viu.  Depois que todas as crianças abrirem e se verem dentro da caixa, o educador deverá questionar ainda na rodinha: com cada um: O que foi que você viu fulano (falar o nome da criança) o que sentiu? Ir perguntando a cada um: Qual é a cor dos olhos que você viu? E os cabelos? A boca? – ressaltar sobre a questão das diferenças de cor, raça, cabelos, viver, vestir, etc.; das misturas do povos: negros, índios, asiáticos.
DEPOIS DA BRINCADEIRA PEÇA PARA QUE CADA CRIANÇA FAÇA SEU AUTORRETRATO E EMBAIXO SEU NOME(EXPONHA NA SALA)

3º DIA

RETOME A LEITURA DO POEMA APONTANDO COM O DEDO AS PALAVRAS( ISSO DARÁ SUBSÍDIO PARA A REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE COM O TEXTO LACUNADO);
EMBARALHAR OS CARTÕES E DISTRIBUIR COM AS CRIANÇAS PARA QUE ELAS ENTREGUEM AO SEU DONO;
TRABALHAR COM A MUSICA CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ COMENTANDO QUE CADA UM TEM UM NOME QUE É SEU E TEM UM CORPO QUE É FORMADO POR PARTES: MOSTRE CADA PARTE DO CORPO APRESENTADA NA MÚSICA E QUESTIONE A FUNÇÃO DE CADA UMA DELAS;
FINALIZE COM UM CARTAZ "MEU CORPO É ASSIM" ONDE AS CRIANÇAS DESENHARÃO OU MONTARÃO UM CORPO HUMANO E EXPORÃO NO CARTAZ NA SALA DE AULA. NÃO ESQUEÇA DE PEDIR PARA QUE COLOQUEM O NOME DELES.

4º DIA

ENTREGUE AS CRIANÇAS FICHAS COM OS NOMES DAS PESSOAS DO POEMA, NOME DAS COISAS DO POEMA E APELIDOS
PEÇA PARA QUE ELAS ENCONTREM OS NOMES NO CARTAZ DO POEMA E CIRCULE (UMA COR DIFERENTE PARA CADA GRUPO);
A MEDIDA QUE AS CRIANÇAS FOREM IDENTIFICANDO OS NOMES EXPLORE ORALMENTE CADA PALAVRA COM PERGUNTAS: PRIMEIRA E ÚLTIMA LETRA DO NOME, SONS DAS SÍLABAS INICIAL E FINAL, QUANTIDADE DE LETRAS, VOGAIS E CONSOANTES. A MEDIDA QUE ELE FOR ACHANDO VÁ MONTANDO UM CARTAZ SEPARANDO NOME DE PESSOA, NOME DE COISAS E APELÍDIO;
FINALIZE PEDINDO QUE ELES COPIEM NO CADERNO.

5º DIA

LEIA MAIS UMA VEZ O POEMA;
CONVERSE SOBRE O QUE ELES APRENDERAM DURANTE A SEMANA SOBRE AS PESSOAS TEREM NOME, SOBRENOMES, APELIDOS... DEIXAR AS CRIANÇAS BEM A VONTADE PARA FALAR;
TENHA O POEMA ESCRITO EM UM OUTRO CARTAZ, MAS DESSA VEZ COM OS NOMES SUBSTITUÍDOS POR LACUNAS;
DISTRIBUA FICHAS COM ESSES NOMES ESCRITOS E PEÇA PARA QUE ALGUNS ALUNOS PREENCHA, COLETIVAMENTE, AS LACUNAS COM AS FICHAS;
FINALIZE SUA AULA PEDINDO PARA QUE AS CRIANÇAS ESCREVAM SEUS NOMES EM UM CARTAZ INTITULADO NÓS SOMOS ESPECIAIS.
OBS.: VOCÊ PODE OTIMIZAR O TEMPO ENTREGANDO FICHAS PARA QUE ELES ESCREVAM SEUS NOMES VISTO QUE PODE-SE PERDER MUITO TEMPO ESPERANDO QUE ELES ESCREVAM DE UM POR UM NO CARTAZ.

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.