Competências e Habilidades para serem desenvolvidas na Educação Infantil

Competências e Habilidades para serem desenvolvidas na Educação Infantil

Competências e Habilidades para serem desenvolvidas na Educação Infantil

  • ARTES VISUAIS:
– Valorizar as suas próprias produções e das outras crianças e da produção de arte em geral.
– Explorar das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais para o fazer artístico.
– Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
– Coordenar vários segmentos motores como recortar, colar, encaixar, pintar, desenhar, alinhavar, amassar, abrir e fechar, amarrar e desamarrar e outros;

  • IDENTIDADE E AUTONOMIA:
– Ter uma imagem positiva de si ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades;
– Identificar algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação.
– Participar em situações de brincadeira nas quais as crianças escolham os parceiros, objetos, os temas, o espaço e os personagens.
– Participar na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolva ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros.
– Expressar e manifestar o controle progressivo de suas necessidades, desejos e sentimentos em situações cotidianas.
– Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas a saúde e higiene;
– Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade;
– Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências;
– Participar de situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso dos materiais e do espaço.
  • LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
– Fazer uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos, e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano;
– Conhecer e participar em jogos verbais, como parlendas, poemas e canções.
– Expressar idéias através do desenho.
– Observar e manusear e familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros gêneros textuais;
– Apreciar, participar e reproduzir a leitura feita pelo professor;
– Reconhecer o seu nome escrito, sabendo aplicá-lo nas diversas situações do cotidiano.
– Participar de situações que envolvam a necessidade da expressão oral argumentando suas idéias e pontos de vista.
  • MATEMÁTICA:
– Utilizar da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconhecem sua necessidade.
– Construir as primeiras idéias sobre quantidade.
– Utilizar de noções simples de calculo mental como ferramenta para resolver problemas.
– Explorar e identificar propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, faces etc…
– Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
– Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas utilizando seus conhecimentos prévios.
– Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se como integrante, dependente e agente transformador e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
  • MOVIMENTO:
– Perceber as estruturas rítmicas para expressarem-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
– Participar em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc. para ampliar gradualmente conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.
– Valorizar as suas conquistas corporais.
– Utilizar recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa.
– Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações.
– Utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos.
– Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos, elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o seu corpo.
  • MÚSICA:
– Participar em jogos e brincadeiras que envolvam dança e/ ou a improvisação musical.
– Desenvolver a memória musical.
– Escutar e apreciar obras musicais de diversos gêneros.
– Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo.
– Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.
  • NATUREZA E SOCIEDADE:
– Participar em atividades que envolvam brincadeiras e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
– Identificar alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição.
– Valorizar atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
– Cuidar dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e prevenção de acidentes e sua conservação.
– Perceber os cuidados com o corpo, com a prevenção de acidentes e com a saúde de forma em geral.
– Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.
– Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico do seu grupo social e de outros grupos;
– Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies para a qualidade de vida humana.
– Ampliar o conhecimento de mundo, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, e entrando em contato com formas diversas de expressão artística.

Fonte: Colégio Vitória Régia

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.