Organização Educacional e Escolar

A educação pode ser entendida como a apropriação da cultura, historicamente produzida pelo homem, e a escola enquanto parte privilegiada de produção sistematizada do saber. 
Isso significa que a escola precisa ser organizada no sentido de que suas ações, que devem ser eminentemente educativas, atinjam os objetivos da instituição de formar sujeitos concretos: participativos, críticos e criativos. Por meio da educação se constroem seres históricos.
A educação pode ser entendida como a apropriação da cultura, historicamente produzida pelo homem, e a escola enquanto parte privilegiada de produção sistematizada do saber.

Toda política educacional de boa qualidade interage com a coerência entre os meios e objetivos na realização das atividades educacionais.

Tendo em vista que a instituição escolar tem como principal finalidade a formação cidadã, por meio da apropriação do saber historicamente produzido, e a administração é a utilização racional de recursos na realização de fins almejados, a prática de gestão escolar envolve um conceito de democracia que leva em conta a própria prática pedagógica favorecendo o esforço coletivo de realização da educação de qualidade.. A mesma, deve  levar em conta também os educandos e os educadores, ealizar-se de  forma democrática, desenvolvendo-se, auto criando.
O princípio básico da administração é a coerência entre meios e fins.  Preocupar-se  com uma  educação emancipadora, que possibilite que os meios utilizados possam ser transpostos acriticamente para a escola.  
A possibilidade da construção de práticas administrativas na escola, voltadas para a transformação social, reside exatamente nessa contradição existente no seu interior. Nesse sentido, a administração escolar é, atualmente, vista  como mediação, ou seja, como elemento mediador entre os recursos diversos existentes na instituição escolar (humanos, financeiros, materiais, pedagógicos, entre outros) e a busca dos seus objetivos (a formação cidadã). Vista por esse prisma, a administração configura-se como sinônimo de gestão que, numa concepção democrática, se efetiva mediante participação dos atores sociais envolvidos na elaboração e na construção dos projetos escolares, como também nos processos de tomada de decisão.
Autor: Adriana da Silva de Jesus

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.