Prova Brasil - SAEB - Caderno de Atividades

Caderno de Atividades elaborados para os alunos dos anos inicias e finais do ensino Fundamental, com base na Matriz de Referência (descritores) de Língua Portuguesa e Matemática da Prova Brasil.
Prova Brasil - SAEB - Caderno de Atividades
Caderno de Atividades elaborados para os alunos dos anos inicias e finais do ensino Fundamental, com base na Matriz de Referência (descritores) de Língua Portuguesa da Prova Brasil.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é composto por dois processos: a Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB), realizada por amostragem das Redes de Ensino tem foco nas gestões dos sistemas educacionais; e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC) enfoca cada unidade escolar e recebe, em suas divulgações, o nome de  Prova Brasil.

As avaliações do SAEB são aplicadas por amostra em alunos de 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio. As informações obtidas a partir dos levantamentos do Saeb também permitem acompanhar a evolução da qualidade da Educação ao longo dos anos, sendo utilizadas principalmente pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação na definição de ações voltadas para a solução dos problemas identificados, assim como no direcionamento dos seus recursos técnicos e financeiros às áreas prioritárias, com vistas ao desenvolvimento do Sistema Educacional Brasileiro e à redução das desigualdades nele existentes.

Matriz de Referência de Língua Portuguesa - SAEB/PROVA BRASIL

1. Procedimentos de Leitura 
2. Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto 
3. Relação entre Textos 
4. Coerência e Coesão no Processamento do Texto 
5. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido 
6. Variação Lingüística

Procedimentos de Leitura

Na prática da leitura, o aluno deverá localizar informações explícitas e inferir as implícitas em um texto. As informações implícitas exigem maior capacidade para que possam ser inferidas, exige que o leitor extrapole o texto e reconheça o que não está textualmente registrado e sim subentendido ou pressuposto. É preciso identificar não apenas a ideia, mas também ler as entrelinhas, o que exige do aluno um conhecimento de mundo, e outras leituras.

Na leitura e interpretação dos textos deve-se também distinguir os fatos apresentados da opinião formada acerca desses fatos em textos narrativos e argumentativos. Reconhecer essa diferença é importantíssimo para que o aluno possa tornar-se mais crítico, de modo a ser capaz de distinguir o que é um fato, um acontecimento, da interpretação que lhe é dada pelo autor do texto.

Descritores 

D1 – Localizar informações explícitas em um texto. 
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. 
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto. 
D6 – Identificar o tema de um texto. 
D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse respeito.

Confira Caderno de Atividades Prova Brasil - SAEB 

Para ter acesso ao caderno confira o link a seguir e faça o DOWNLOAD EM PDF:

→ Caderno 01 - Clique Aqui

→ Caderno 02 - Clique Aqui

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.