O Brasil é o número um em mau comportamento na sala de aula, segundo pesquisa sobre ensino e aprendizagem da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
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A indisciplina nas escolas brasileiras foi associada a uma perda significativa de tempo de instrução e oportunidade de aprender. Entre os 34 países participantes na pesquisa em 2008 e 2013, foram os professores brasileiros que disseram gastar mais tempo para manter a disciplina em sala de aula. Em 2013, essa porcentagem chegou a 20%, enquanto a média internacional é de 13%. E 60% dos professores relataram que mais de 10% dos seus alunos têm problemas de indisciplina.
A indisciplina acaba sendo um dos fatores mais impactantes na falta de clareza na instrução do professor e na absorção de conteúdo pelos alunos. Mas será que é possível intervir e prevenir o problema de comportamento dos alunos? Será que os professores usam estratégias eficientes para manter a ordem e o respeito dos alunos?
Obviamente os baixos salários, as jornadas duplas, a falta de investimento e valorização na profissão acabam provocando professores cansados, desmotivados e sem tempo para se qualificar melhor. Por isso é importante que os professores se juntem para compartilhar seus conhecimentos e descobertas. Compartilhar é se importar! Pois há técnicas para mitigar o problema do mau comportamento. Lidando de forma adequada, é possível sim melhorar. E qualquer melhora desperta no aluno mais aprendizado e no professor, um sentimento de realização, satisfação e glória.
Confira um vídeo disponibilizado pela equipe do Jornalismo Novo Tempo em seu canal do YouTube:
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