Formação de palavras - 1º ano EM

1)      Leia este poema de Camões.

Ao desconcerto do mundo

Os bons vi sempre passar
No Mundo graves tormentos; 
E pera mais me espantar, 
Os maus vi sempre nadar 
Em mar de contentamentos. 
Cuidando alcançar assim 
O bem tão mal ordenado, 
Fui mau, mas fui castigado. 
Assim que, só pera mim, 
Anda o Mundo concertado.

Camões, Luís de. In: SALGADO JÚNIOR,Antônio(Org.). Luís de Camões: obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008.p.475-476

a)     Nesses versos, o eu lírico compara o destino das pessoas no mundo. A que conclusão ele chegou?
b)     Como a vida do eu lírico foi afetada por essa visão?
c)     O que significa o título, tendo em vista os dois últimos versos?
d)     Releis estes versos: “Os bons vi sempre passar.../” “Os maus vi sempre nadar...”. Qual é o processo de formação das palavras destacadas? Justifique sua resposta.
e)     Transcreva do poema palavras que se formam por derivação prefixal e derivação sufixal.
f)     A partir das palavras a seguir, forme outras pelo processo de derivação regressiva.
       passar - espantar - alcançar - castigar - nadar - acontecer

2)     Forme parassintéticos verbais que tenham como base os nomes a seguir.
grande – parede – pedaço – sócio – terra – velho – caixa - frio                                                  3)     Leia este anúncio publicitário.

a)     O anúncio promove um novo produto e para isso utiliza a linguagem verbal (texto) e a linguagem não verbal (imagem). Como o texto, na parte inferior do anúncio visa persuadir o consumidor. Nesse caso, que recursos foram empregados?
 b)     Todo núncio visa persuadir o consumidor. Nesse caso, que recursos foram empregados?
 c)     Copie do texto palavras que se formam pelos processos a seguir.
 ·   Derivação sufixal
 ·   Derivação prefixal e sufixal
 ·   Siglonimização
 ·   Composição por justaposição
·         parassíntese
 1)      Transcreva, das sequências a seguir, as palavras formadas por derivação prefixal e sufixal.
 a)     reflorestamento, esfarelar, emagrecer, desqualificar
 b)     desonestidade, inconstitucional, ensurdecer, reintegração
 2)      Leia a tira a seguir.
a)     O rato Níquel Náusea, falando indiretamente, tenta ensinar a seu companheiro um pouco de etiqueta. Qual teria sido a intenção do quadrinista nesse texto?
 b)     Como se chamam as palavras que expressam os sons produzidos pela boca aberta do personagem?
 c)     No caderno, copie da tira a palavra empregada pelo processo de derivação imprópria.
 2)     Escreva no caderno os processos de formação das palavras a seguir.
a)     boquiaberto
b)     plaft-pluft
c)     portunhol
d)     sanduíche
e)     neura
f)     aids
g)     subalimentado
h)     empalidecer
i)       televisão
j)      vitória-régia
k)     abajur
l)       choro
3)     Leia a tira a seguir.
a)     Aline sente-se frustrada com o seu blog, e esse sentimento piora quando se encontra com o único apreciador de sua arte. O que o quadrinista parece sugerir nessa tira? 
b)     Transcreva no caderno exemplos de neologismos e de derivação regressiva.


GABARITO:
1)
a)      Os bons, que praticam o bem, sofrem grandes desventuras, enquanto os maus vivem em constante alegria.
b)      Decepcionado, ele decidiu agir como os maus, na ilusão de também viver feliz; porém, não teve a mesma sorte, porque pagou por seus erros.
c)      Segundo o eu lírico, não há justiça no mundo, onde os bons são considerados culpados, e os maus, inocentes. Porém, somente com ele o mundo agiu com rigor.
d)      Derivação imprópria, pois houve mudança de classe gramatical (adjetivos passaram a substantivos).
e)      Derivação prefixal: desconcerto; derivação sufixal: passar, espantar, nadar, contentamentos, alcançar, ordenado, castigado, concertado.
f)      passe, espanto, alcance, castigo,  castigo, nado, concerto.

2) engrandecer, emparedar, despedaçar, associar, aterrar, envelhecer, encaixar, esfriar.
3)
a)      A imagem central sugere o sol com os produtos para a proteção da pele. As embalagens mostram o que o texto informa: são hidratantes contra os raios UVB com fatores variados para a proteção da pele contra os raios solares.
b)      A imagem atraente e bem centralizada; o texto apresenta uma série de argumentações que estimulam o interesse do consumidor e, ao mesmo tempo, esclarece sobre a qualidade e os benefícios do produto.
c)       
·          Derivação sufixal: fórmula, tecnológica, durante, combater, hidratante, textura, resistente.
·          Derivação prefixal e sufixal: exposição, antioxidante.
·          Siglonimização: UVA, UVB, CAO.
·          Composição por justaposição: fotoequilíbrio, fotoestável, fotoenvelhecimento.
·          Parassíntese: aproveitar
4)
a)       Reflorestamento, desqualificar
b)       Desonestidade, inconstitucional, reintegração
5)
a)       Pessoal. Sugestão: Mostrar que muitas pessoas não compreendem o texto quando ele não é apresentado explicitamente. O companheiro do rato não entendeu que a fala foi uma indireta para ele passar a comer de boca fechada.
b)       Onomatopeias.
c)       Ambiente é substantivo, mas passou a adjetivo ao caracterizar o substantivo música.
6)
a)       Composição por aglutinação
b)       Onomatopeia
c)       Palavra-valise
d)       Estrangeirismo
e)       Abreviação
f)       Siglonimização
g)       Derivação prefixal e sufixal
h)       Derivação parassintética
i)        Hibridismo
j)        Composição por justaposição
k)       Estrangeirismo
l)        Derivação regressiva
7)
a)        Na verdade, o blog de Aline não era de boa qualidade, já que conseguiu agradar apenas a uma pessoa masoquista.
b)       Neologismos: blog, fotolog; derivação regressiva: fracasso, renda.

________
loading...

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.