História em quadrinhos - 8º e/ou 9º ano - com gabarito

1)       Uma personagem de HQ costuma ter características marcantes. Descreva em seu caderno:
a)      Como é Filipe fisicamente?
b)      Quais são as características da personagem de Filipe?
c)      O humor das tiras é derivado das características físicas ou psicológicas de Filipe?

2)      Você se identifica de alguma forma com Filipe? Em que você acha que é semelhante a ele? Em que você é diferente?

3)      As tiras ab e c apresentam uma característica típica do humor que é a “reversão das expectativas”, ou seja, elas apresentam no último quadrinho uma situação que contradiz toda a sequência anterior. Copie as orações abaixo e complete-as, explicando com suas palavras o que ocorre no último quadrinho de cada tira.
a)      Na tira a, Filipe precisa tomar uma atitude e fazer os deveres, mas...
b)      Na tira b, Filipe acorda, vai para a escola, vê que ela está sendo demolida, mas...
c)      Na tira c, Filipe se esforça para prestar atenção à aula, mas...

4)      Os balões das HQs misturam linguagem verbal e não verbal, trazendo-nos informações importantes.
a)      Quais tiram contêm balões de pensamento?
b)      Na tira b, o que você acha que Filipe estaria murmurando no primeiro quadro?
c)      No terceiro quadro da tira b, o autor usa dois pontos de exclamação no final das frases. Por quê?
d)      Na tira b há um balão cujo rabicho sai do quadrinho. Quem está falando?
e)      No último quadro da tira c, múltiplos rabichos saem do balão. O que isso significa?

5)      Que tipo de revista Filipe está lendo na tira d?
6)      No quinto quadro da tira d, o texto o balão lido por Filipe torna-se incompreensível.
a)      Na sua opinião, por que isso acontece?
b)      Por que o autor desenhou um coração nesse quadro?

7)      Que recursos visuais o autor usa para representar a vergonha de Filipe na tira d?

8)      Às vezes mais de uma ação podem estar representadas em um único quadrinho. Relate qual a sequência de ações de Filipe no único quadro da tira e.

Oliveira, Gabriela Rodella de. Portugês: a arte da palavra, 6º ano. 1.ed. São Pulo: Editora AJS Ltda,2009


GABARITO:
1)       a- É um menino loiro, dentuço.
b- Gosta de ler quadrinhos. É preguiçoso, não gosta da escola. Tem uma imaginação fértil. É muito tímido.
c- Das características psicológicas.
2)      Resposta pessoal.
3)      a- ... se comporta como um rato (come queijo enquanto lê HQs).
b- ... percebe que estava apenas imaginando.
c- ... ao ficar se disciplinando, deixa de prestar atenção à professora.
4)      a- As tiras abc e d.
b- Resposta pessoal.  Sugestão: “já acordei mãe!”
c- Para enfatizar a fala da personagem.
d- Resposta pessoal. Possivelmente a mãe da personagem.
e- Isso representa a fala de personagens que estão fora do quadro.
5)      Uma revista de quadrinhos.
6)      a- Resposta pessoal. Sugestão: Isso ocorre porque Filipe não consegue se concentrar na HQ quando está perto da garota de que gosta.
b- Para representar o amor que Filipe sente pela garota.
7)      A face de Filipe fica vermelha e gotas de suor pulam de seu rosto.
8)      Filipe se aproxima da garota pela qual está apaixonado com a intenção de falar com ela, mas fica muito envergonhado, desiste da conversa e se afasta cabisbaixo, triste e pensativo.


Dica: para copiar a imagem com um tamanho bom, clique primeiro em cima do desenho, copie e cole no word.
________
loading...

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.