AGRESSIVIDADE NA ESCOLA |
A agressividade é compreendida como uma forma da criança se defender, porém precisa ser orientada pelos pais desde os primeiros anos para não ser algo que venha a trazer efeitos negativos para seu desenvolvimento. Paciência e autoridade são duas maneiras de instruir a criança a usar sua agressividade de forma equilibrada, como impulso de determinação.
Não deixe de ler também:
- 1. ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA ESCOLA
- 2. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
- 3. TRABALHANDO COM BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- 4. LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- 5. LITERATURA INFANTIL - CONTOS DE FADAS
- 6. PAIS QUE MIMAM OS FILHOS ESTÃO CRIANDO GERAÇÃO DE ADULTOS DESLOCADOS E INCAPAZES DE LIDAR COM A FRUSTRAÇÃO!
- 7. A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
- 8. REDAÇÃO INFANTIL: COMO INCENTIVAR AS CRIANÇAS A ESCREVER REDAÇÃO
- 9. MATERNAL E EDUCAÇÃO INFANTIL
- 10. A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE AULA
Existem alguns comportamentos que são característicos até os 4 anos de idade, como tapas, mordidas, gritos, chutes. Apesar da pouca idade, os pais já podem orientar e colocar limites para o filho diante dos primeiros comportamentos agressivos por ele manifestos. Converse com a criança, puni-la pode não ser a melhor solução. Além dela não entender esse limite, os tapas e empurrões dados nos colegas da escola, dois comportamentos comuns também até os três anos, podem ter outro significado, como vontade de aproximação. Já entre a faixa etária dos quatro aos seis anos, a criança começa a perceber as regras de convivência.
AGRESSIVIDADE NA ESCOLA |
A ausência de limites, a tolerância excessiva dos pais, a falta de tolerância perante frustrações, violência física ou emocional, ausência de carinho são fatores que provocam comportamentos agressivos, porém é interessante observar também se a criança não está passando por um momento de transformação em sua família, como separação dos pais, ganho ou perda de novos membros na família, seja por nascimento de irmão ou morte de alguém querido.
Leia também:
- 11. Artigo Educacional - Aulas Atrativas
- 12. O QUE A CONVERSA REPRESENTA NO UNIVERSO INFANTIL?
- 13. UMA BOA EDUCAÇÃO COMEÇA PELO BOM EXEMPLO
- 14. A FALTA DE EDUCAÇÃO!
- 15. PLANO DE AULAS LIVRES E DIRIGIDAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
- 16. MELHOR CRIAR CRIANÇAS FORTES DO QUE CONSERTAR ADULTOS DESTROÇADOS
- 17. VOCÊ NÃO TEM OBRIGAÇÃO DE AGRADAR, MAS TAMBÉM NÃO PRECISA AGREDIR!
- 18. A NECESSIDADE DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR
- 19. ENCORAJAR AS ESCOLHAS DAS CRIANÇAS
- 20. CRIANÇA PEQUENA TAMBÉM LÊ: EXPERIÊNCIA DE INCENTIVO À LEITURA NA ED. INFANTIL
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola
Equipe Brasil Escola
Como pode ser compreendido o comportamento agressivo manifesto pela criança.
0 comentários: