PLANO DE AULA SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

PLANO DE AULA SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
PLANO DE AULA SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Olá amigos e amigas do soescola.com

Acabei de receber em meu E-mail essa sugestão de plano de aula com o tema do dia 7 de Setembro, compartilhar pois pode ser útil para alguém assim como está sendo pra mim. Vamos lá.



Plano de Aula (4º e 5º Ano)

Disciplina: História
Tempo Previsto: 2 h/a
Objetivos:

  • Conhecer como o Brasil conseguiu sua autonomia política;
Metodologia:
  • Leitura e estudo do texto;
  • Correção das atividades;
  • Exibição do filme: Independência do Brasil;
Texto: A Independência do Brasil
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes do nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política . Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes, que foi executado pela coroa portuguesa, por defender a liberdade do nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nessa idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia esse ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico".

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam o caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nunhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o "cumpra-se", sem a aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem a Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimentos, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desorganização social. Durante a viagem , D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.

Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando ele estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: "Independência ou Morte!". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem dinheiro , D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.

Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou mudanças sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte a D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

Estudo do texto:

1 - Por que a Independência do Brasil é um dos fatos mais importantes da história do Brasil?
R: Porque marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.

2 - Por que o dia 9 de janeiro de 1822 ficou conhecido como o Dia do Fico?
R: Por que nesse dia D. Pedro descidiu ficar no Brasil, desobedescendo a ordem de Portugal para deixar a colônia.

3 - Destaque as medidas tomadas por D. Pedro após o Dia do Fico?
R: Convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino e determinou também que nenhuma ordem de Portugal entraria em vigor sem sua aprovação. 

4 - Quando a Independência do Brasil foi proclamada?
R: No dia 7 de setembro de 1822.

5 - Por que podemos afirmar que não houve mudanças sociais no Brasil após a proclamação da Independência?
R: Porque a estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual.
6 - Marque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas:

(V) Tiradentes morreu porque foi um dos que lutou pela independência do Brasil.

(V) D. Pedro estava próximo ao Riacho do Ipiranga quando proclamou a independência do Brasil.

(F) Os primeiros paízes que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e a Argentina.

(F) O Brasil teve que emprestar dinheiro de Portugal para que sua independência fosse reconhecida.

Filme: Independência ou Morte
Duração: 108 minutos
Direção: Carlos Coimbra

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.